São Paulo

Ano Novo Chinês em São Paulo

Sou serpente, mas no horóscopo chinês simpatizo mesmo é com o macaco. E não sou só eu. Dizem que na China casais se programam para terem crianças nascidas no ano do macaco, um animal que simboliza inteligência, curiosidade e energia.

2016 é um ano do macaco de fogo, que segundo a tradição chinesa rege a prosperidade, o trabalho e as viagens (oba!). É um ano positivo pra quem é do bem: traições, intrigas e ambição são cobradas pelo macaco, um animal visto como justo e generoso, mas também impulsivo e malicioso. Pra quem está planejando colocar a casa em ordem, praticar o bem e crescer, tem tudo pra ser legal. Esse período é bom para fazer limpezas na casa (na vida!) e muita gente usa vermelho, cor que representa fortuna e sucesso. Na China também é costume os mais velhos presentearem os mais novos.

A passagem de ano é a festa mais importante do calendário chinês e é comemorada com danças para espantar espíritos ruins e cerimônias que atraem prosperidade. Tem datas mutáveis, sempre seguindo as fases da lua – não por acaso, também é chamado de “ano lunar”. O de 2016 começou em 08 de fevereiro – também conhecido como meio do Carnaval no Brasil.

Daí a comunidade chinesa no bairro da Liberdade foi esperta de marcar a festa para o fim de semana seguinte, dias 13 e 14 de fevereiro. E tudo bem, porque as celebrações de ano novo na China duram quinze dias, e só acabam com o Festival das Lanternas, que esse ano cai em 23 de fevereiro. O ano do macaco de fogo vai até 27 de janeiro de 2017, quando começa o ano do galo.

A festa de Ano Novo Chinês do bairro da Liberdade acontece há 11 anos é a maior celebração do tipo fora da China, atraindo cerca de 200.000 pessoas – então se você quer colar para receber seu axé chinês tem que chegar cedo e guardar lugar na Rua Galvão Bueno para assistir. Além dos desfiles de roupas típicas, queima de fogos e culto ecumênico, as barraquinhas de comida e presentes que fazem parte da feirinha da Liberdade nos finais de semana funcionam normalmente.

Ano Novo Chinês, Ano da Cabra, Liberdade, São Paulo

Em 2015 a celebração no bairro da Liberdade marcou o começo do Ano da Cabra. Foto por Paulo Guereta, via Flickr com licença Creative Commons.

Festa do Ano Novo Chinês

13 e 14 de fevereiro de 2016
Local: Praça da Liberdade – São Paulo
Sábado 12h às 20h
Domingo 11h às 19h
Evento no Facebook
Site do evento

PS: se você não sabe qual seu animal na astrologia chinesa, esse site conta.

Foto do destaque: Aotaro via Flickr com licença Creative Commons