São Paulo

Os aplicativos essenciais para usar em São Paulo

São Paulo, MASP, Avenida Paulista, por Andre Deak

Aplicativos tipo Yelp, Waze, Trip Advisor  são praticamente parte seu computadorzinho de bolso preferido e servem pra viajar para (quase) qualquer lugar do mundo. Eles não estão nessa lista. Essa é lista só com aplicativos sobre São Paulo, para inspirar/ajudar quem vem à cidade.

Comece pelo SP Mobile, o app oficial da São Paulo Turismo, que existe desde 2011. serviços básicos da cidade, informações sobre locação de veículos, pontos turísticos, transportes, caixas eletrônicos e afins. E conheça meus guia de São Paulo (gratuitos! em inglês) no Guidrr.

Transporte

O Waze do busão! Moovit em São Paulo tem mais de meio milhão de usuários.

O Waze do busão! Moovit em São Paulo tem mais de meio milhão de usuários.

Desde que aboli carros da minha vida, sou usuária do transporte público na cidade e no dia a dia, conto com o Moovit. Disponível em quase 60 países, ele indica como ir de A a B mostrando linhas de ônibus, trem e metrô em tempo real.

Pedalar em São Paulo não é exatamente fácil, mas é cada vez mais viável graças não só a rede de ciclovias/ciclofaixas, mas aos ciclistas que mostram o caminho (às vezes literalmente). O Bike Sampa é o app para conhecer rotas, checar horários de funcionamento ou programar viagens de metrô (nem todas as estações têm acesso fácil para bike, mas algumas têm até estacionamento gratuito e seguro).

Outros: Cadê o Ônibus, Metro DroidSP Trans, Metrô SP e o app da Sul América Trânsito, a rádio com serviço de trânsito vinte quatro horas por dia.

Guias de São Paulo

 O aplicativo da Nativoo é bonito e leve e tem atualizações constantes (a mais recente de fevereiro). 

O aplicativo da Nativoo é bonito e leve e tem atualizações constantes (a mais recente de fevereiro).

Procure na Play/App Store por São Paulo SP Guia da Nativoo Appcrie guias personalizados com as opções da cidade. Além de atrações turísticas e parques, tem hotéis, restaurantes, cafés, lojas, rodoviárias e aeroportos. Dá para ver e usar os guias de outras pessoas também.

Outros: Cool ToursArte Fora do Museu (mapa colaborativo de arte de rua, só para iOS), Turismo São Paulo Free (interface meio tosca, mas conteúdo bastante informativo, só para Android)

Programação cultural

Catraca Livre App

Também dá dicas por tipo de programa, como terceira idade e infantil.

O Catraca Livre começou como um site colaborativo para indicar programas gratuitos na cidade e acabou virando um guia cultural de grandes proporções. O app do serviço permite marcar seus lugares preferidos, consultar dicas e selecionar por preço, localização e tipo de programa.

Procure também o Cine Mobits, com foco em cinema, que traz salas e horários da cidade.

Espaços públicos

Os aplicativos abaixo trazem programação, mapas e outras informações pontuais sobre funcionamento, como acessibilidade, preços e horários.

Parque Ibirapuera Conservação – Android / iOS
MASP – somente para iOS, mostra obras nunca expostas no museu.
MAM – Android / iOS
Pinacoteca do Estado – só para Android
MIS – Android / iOS
Instituto Tomie Ohtake – Android / iOS
SESC SP (cobre todas as unidades do estado) – AndroidiOS

Foto do destaque: Andre Deak com licença Creative Commons via Flickr