Índia, Viagem

Kerala Blog Express: as montanhas azuis de Munnar

As Montanhas Azuis.

É o primeiro hotel da tour que fica dentro de uma cidade. A cidade é Munnar e com a janela aberta eu ouço tuk tuks, vacas e gente falando; sinto cheiro de chai, gasolina, esgoto e dahl; vejo o rio imundo que corta a cidade, ruas serpenteando, casas em construção, uma mesquita, uma igreja católica, um templo dedicado à Kali. Munnar é uma cidade pequena, mas não importa: na Índia onde quer que você olhe sempre vai encontrar muito para ver.

Munnar está nas ‘montanhas azuis’ do sul da Índia que, como Assam e Darjeeling, é região de cultivo da planta usada para fazer os chás preto, verde e branco – a Camellia sinesis que os ingleses trouxeram da China e hoje é imensamente popular no país. Apesar do clima fresco que transformou a região em refúgio de verão do governo britânico, a cidade mesmo não tem nada demais. O que faz os turistas subirem a estrada de uma pista com inacreditáveis curvas em U são as montanhas de chá, colchas verdes derretidas sobre colinas dos Western Ghats, a extensa cadeia de montanhas que separa o oeste (Kerala) do leste (Tamil Nadu) a partir do extremo sul do continente.

Há uma porção de hotéis pequenos, baratos e com pouca graça. As opções mais fancy de hospedagem estão espalhadas pelas montanhas, longe do centro, mas não espere ficar numa das plantações: elas não podem ser usadas para nada além do cultivo do chá. Também há uma porção de tours organizadas para levar os turistas até as melhores vistas, em caminhadas ou jipes com paradas calculadas nas estradas estreitas. O Tea Museum, mantido pela gigante industrial Tata (dona de uma grande área de chá) também fica fora da cidade mas pode ser alcançado com uma corrida curta de tuk tuk. O hotel em que estamos agora, chamado Tea County, é um dos poucos grandes no centro e pertence ao KTDC, o departamento de turismo do Kerala. Como os demais hotéis estatais, tem ótima localização mas a manutenção poderia ser melhor.

Curiosidade: a cada doze anos as colinas são tomadas pela floração azul da Neelakurinji, daí o apelido de ‘montanhas azuis’ e ‘blue mountain tea’ para o chá que sai de Munnar. A próxima floração acontecerá em 2018.

* Estou no Kerala, sul da Índia, viajando com o #KeralaBlogExpress, para responder a pergunta “o que há para ver em Kerala”. Em abril voltamos com a programação normal. Enquanto isso, acompanhe pelo twitter/instagram/facebook