Prosa, Viagem

Cinco lugares que quero conhecer

“Claro que eu gosto de estar em casa. Mas depois de umas semanas você tem que ir pra outro lugar.” Ouvi do fundador da Lonely Planet, Tony Wheeler, na Book Passage em 2014. Nem imaginava o quanto seria verdade pra mim no ano seguinte. Viajei que nem louca esse ano, o suficiente para deixar minha vida de cabeça pra baixo e para firmar um compromisso comigo mesma de viajar menos/realizar mais no próximo ano.

Mas ainda não viajei o suficiente para parar de aumentar minha lista de lugares a visitar. Durante o fim-de-semana duas coisas me deram vontade de elaborar um top five: o livro Grande Aventuras, que acabou de sair pela Lonely Planet Brasil/Editora Globo, e essa lista da IndiKate.

Etiópia

O único país africano que nunca foi colonizado é lar do melhor café do mundo, da Lucy e de paisagens absurdas como a Depressão de Afar. Também é uma das regiões habitadas mais antigas do mundo, tanto que é de lá que partiu a expedição Out of Eden, uma viagem (a pé) de 33 mil quilômetros em sete anos refazendo a trajetória da ocupação humana na terra. A Etiópia é também uma terra super espiritualizada – leia nesse relato do colega Daniel Nunes em Lalibela.

Etiópia por mariusz kluzniak / via flickr

Etiópia por mariusz kluzniak / via flickr

Canadá

Mas onde no Canadá? Você já viu o país no mapa mundi? É enorme. Há quem considere que a Columbia Britânica, por exemplo, seja o lugar mais “instagramável” do mundo (e vendo as fotos é fácil concordar) mas você precisaria de uma vida para visitar tudo que há de selvagem e lindo por lá. Vale a desculpa para colocar nesse apanhado a minha própria paixão de viagem: trem. O The Canadian da ViaRail va de Toronto a Vancouver, mais de três mil quilômetros. Pela janela passam as Montanhas Rochosas, o Escudo Canadense e até animais como ursos e alces. Ah: não tem wi-fi. Mas precisa? :)

Atravessando Alberta, por Geoff Sowrey / via flickr

Atravessando Alberta, por Geoff Sowrey / via flickr

Costa Rica

Um país em que mais de 60% das florestas estão preservadas (e que vai extinguir os zoológicos em breve!), a Costa Rica é referência em turismo sustentável. Mas o que me faz vontade de visitar as ilhas não é nenhum interesse mercadológico, e sim os cenários maravilhosos e a vida animal de parques nacionais como o Manuel Antonio, considerado um dos mais bonitos do mundo.

Um lugar tropical. Volcan Arenal, Costa Rica por Arturo Sotillo.

Um lugar tropical. Volcan Arenal, Costa Rica por Arturo Sotillo / via flickr.

Rajastão

Ano passado estive na Índia e, perdão pelo clichê, fui embora com a certeza de que vou voltar. Ainda não é hora – a viagem é longa e é preciso tempo para chegar, aclimatar e absorver. Segundo maior estado da Índia, o Rajastão é a Índia que temos no imaginário, com cores vibrantes, homens usando turbantes, mulheres com brincos no nariz, uma região de fortes majestosos e história ancestral. Se você está planejando uma viagem para a Ásia e tem fotografia como um de seus interesses principais, meus amigos da Darter estão organizando uma tour fotográfica pela região em 2016. Leia nesse post.

Bada Bagh, em Jaisalmer. Foto José Miguel. / via flickr.

Bada Bagh, em Jaisalmer. Foto José Miguel / via flickr.

Antártida

Não existe mais lugar intocado pelo homem. O continente de gelo ao redor do Polo Sul deve ser mais próximo de um local ainda realmente selvagem. Conta o fato de que é totalmente inóspito, claro: o homem não sobrevive nesse ambiente e só chegou ali pra valer no começo do século passado. Hoje, é território de pesquisas científicas coordenadas por 27 países (Brasil incluso). É possível visitar algumas bases em cruzeiros específicos, saindo de Ushuaia, extremo sul da Argentina.

Expedição da Nat Geo: uma das poucas opções para ver a Antártida de perto.

Expedição da Nat Geo: uma das poucas opções para ver a Antártida de perto.

Dava pra ter mais? É claro que sim!

Levo minha lista tão a sério que a tenho atualizada num caderno. Falta Bolívia, Seychelles, Alaska, Jalapão, Noronha, Turquia, Venezuela, todas as partes da Itália que nunca visitei, o norte da Escócia, o leste europeu e, sei lá, Sumatra. Na real, consigo curtir a ideia de ir para qualquer lugar. Até Guayaquil!

E já que você está pensando na sua lista (sim, você está pensando nisso nesse momento) que tal escrever sobre alguma viagem que já fez? Se o texto for bom mesmo, pode render a viagem dos seus sonhos para algum desses lugares. O concurso Around the World in 80 Pages vai coletar as melhores histórias até o final do ano. Os três ganhadores ganham viagem para qualquer lugar do mundo e a publicação de sua história.

Vídeo abaixo, e post completo aqui (em inglês).

O tema veio desse post da IndiKate, que conheci durante o #MeetSouthAfrica2015. A Kate (siga no IG) quer ir pra Rwanda, Japão, Vietnã, Turquia e Peru. Se você ficar inspirado e fizer uma lista, me manda também!

** MAIS **

How to Travel Light newsletter: uma vez por mês, gratuito, com um monte de coisas legais para ler -> assine djá!