Viagem

Comida Caipira em Paraitinga

Dá licença prum post esquema ‘agenda’ rapidão? É o seguinte: começa hoje a segunda edição da Festa da Comida Caipira de São Luiz do Paraitinga.

Paraitinga, no caminho de São Paulo pra Ubatuba, colada em Taubaté e Cunha, é conhecida por quem curte Carnaval interiorano: marchinhas, cachaça, pano de chita, marmanjos vestidos de mulher, etc.

O Carnaval de Paraitinga é tradicional e levado bem à sério. Tanto que em 2012 o Conselho de Turismo barrou a chegada de um evento patrocinado por marca de cerveja que propunha vinda de DJ gringo e show de funk batidão. O bloqueio foi polêmico mas vingou, honrando a personalidade do município.

A cidade figurou bastante nos cadernos cotidianos dos jornais no começo de 2010, quando uma cheia do rio que corta e batiza a vila derrubou a Igreja Matriz, cobriu casas e obrigou famílias a recomeçar a vida em outro lugar. Foi tão grave que nesse ano o Carnaval e o outro grande evento anual, o Festival da Canção, foram cancelados. A Igreja, bem no meio da praça central e de frente pro coreto, continua derrubada e no ritmo que as coisas vão, a reconstrução deve levar anos, talvez décadas.

Mas isso não desanima quem mora em Paraitinga. Pelo contrário. A cidade, que é uma das 29 estâncias turísticas do Estado de São Paulo, segue inventando coisas para atrair visitantes e a mais recente é a Festa da Comida Caipira, que teve primeira edição em agosto do ano passado e ocupa o pátio do Mercado Municipal.

Em 2013 a festa acontece no mesmo local nos dois primeiros finais de semana de agosto: dias 02, 03, 04 e 09, 10 e 11. A programação completa está no site da Prefeitura, aqui.

#vaigordinho

São várias barracas oferecendo quitutes como queijadinhas e cuscuz. Por ‘cozinha experimental’ entenda receitas típicas esquecidas da região, algumas musicadas por artistas locais no projeto Moda Bem Temperada. É o caso do Arroz de Suã, da Mexida de Bunda de Iça e da Saciranga de Carne Seca, “a comida preferida do Saci”. 


Além do Carnaval, das festas juninas, da Festa do Divino e do Festival da Canção, Paraitinga tem a inacreditável Festa do Saci, no último dia de outubro, resposta brasileiríssima ao gringo Halloween. Mas isso é papo pra outro post.

JURO!