Sem categoria

Como fazer amigos viajando fora do Brasil?

Unplash Friends Sunset

Viajar é uma das coisas mais gostosas da vida e é sempre uma oportunidade de conhecer pessoas de diferentes culturas e realidades. Fazer amigos quando se está viajando é para algumas pessoas mais fácil do que para outras, por isso, eu decidi escrever algumas das coisas que eu faço para conhecer gente sempre que estou viajando, principalmente para fora do Brasil, quando a língua e a cultura são barreiras. Antes de tudo, lembre-se sempre que as coisas devem fluir
naturalmente e nada deve ser forçado, além disso, viajar sozinha é uma grande oportunidade para descobrir mais sobre si mesma.

1. Aprenda algo do vocabulário básico e estude algumas questões culturais

Para não fazer feio na hora de iniciar uma conversa é bom aprender um pouco das palavras mais usadas e ter em mente algumas questões culturais. Além disso, saber algumas palavras em inglês e em espanhol sempre ajuda a conversar com outros estrangeiros. Use o aplicativo Duolingo para ir se preparando para a viagem e use também o site do Lonely Planet Brasil para aprender sobre o seu destino. Veja tudo o que pode representar falta de respeito ou de educação. É legal ter um pequeno guia com as principais frases que você deverá utilizar e até mesmo alguns tópicos interessantes para iniciar conversas com locais,. Evite usar inícios de conversas muito genéricos, tipo “tá chovendo, né?”. Seja criativo. Também evite falar sobre tópicos que sejam controversos ou que gerem polêmicas, afinal você está de férias e que descansar a cabeça, não é mesmo?

2. Saiba jogos e brincadeiras

A forma mais fácil de fazer amigos é jogando e brincando. Se você ficar em um hostel, o que é mais recomendável para fazer amigos, durante o dia e também a noite é sempre possível ver grupos de pessoas jogando. Uma primeira ideia é o jogo de adivinhação de personagens relevantes possível de jogar usando o aplicativo para iOS Quem sou eu? , o que gera bastante descontração. Jogar cartas também é comum, e vale ressaltar que dependendo do país que você for visitar vai ter algumas variações, como no caso do blackjack jogado na Espanha, também conhecido como 21, que usa
um baralho típico com 52 cartas mas sem os quatro 10, como explicado em um guia do Betway Casino, ou com a versão do Oriente Médio do Whist, o Tarneeb, onde a pessoa que ganha o lance escolhe a carta trunfo. Dá também para fazer atividades de perguntas e respostas, usando o aplicativo para Android chamado 94% ,por exemplo, o qual traz perguntas bastante variadas e te ajudar ir conhecendo melhor as pessoas. Essas é uma forma de brincar em grupo e também de conhecer os demais. Atividades físicas e práticas esportivas também sempre viram amizade.

Sabe como criança faz amizade fácil? Então.

3. Na hora das refeições se envolva com as pessoas

Não tem nada melhor do que comida para unir e para envolver as pessoas, por isso veja sempre se a cada refeição dá para se aproximar de quem está sozinho, ou de que você já teve algum tipo de contato, mesmo que apenas de oi ou tchau. Você pode chamar a pessoa ou as pessoas para ir tomar um café ou uma cerveja, o que vai facilitar as conversas e aprofundar os laços de amizade. Já vá com uma pesquisa dos locais mais legais para comer e para beber no Yelp. Fazer refeições juntos é sempre uma boa para quebrar o gelo ou evitar o silêncio constrangedor. Oferecer também comprar algo para alguém é um gesto de empatia, se vocês estão em uma caminhada e você vai comprar um refresco para você, compre um também para a pessoa com a qual desejar iniciar uma conversa.

4. Use os aplicativos de relacionamento

Os aplicativos de relacionamentos são formas bem modernas e contemporâneas de conhecer pessoas e de fazer amigos, por isso, use-os, mas com sabedoria. Aproveite a viagem para conhecer gente da forma tradicional, olho no olho e com um sorriso no rosto. Existem várias opções como o Bumble, Badoo e o Patook, que dizem que é “o Tinder da Amizade”. É sempre legal deixar claro que você está visitando a cidade, mas evite comentar que está sozinha para garantir a sua segurança. Marque encontros sempre em local público e de preferência durante o dia. Deixe sempre alguém avisado sobre os seus horários, você pode usar a recepção do seu hotel para isso.

5. Não tenha medo de ir em eventos e em festas

Quando em outro país, busque pelos eventos e pelas festas, mesmo que você esteja sozinho. Para saber o que está acontecendo na cidade que for visitar, veja o calendário dela, e além disso acesse o site EventBrite para conhecer a programação da cidade. Busque também por centros culturais e por locais que promovam shows. Mais uma forma é através do MeetUp, que promove reunião de pessoas com os mesmos interesses. Você também pode aproveitar para comprar atividades através do Groupon da cidade que for visitar. Andar a pé sem rumo também é uma boa forma de dar oportunidades para o acaso, só escolha bem as rotas e os horários.

Unplash Friends Hostel

Seja social e saia da zona de conforto

 

Essas cinco dicas ajudam, mas o segredo é abrir o coração. A não ser que você não queira, deixar de fazer amigos viajando é quase impossível. Não vá preocupado com isso, pois, não vale a pena. Se você for com a melhor das intenções e cheio de positividade, tudo vai ficar mais fácil e as pessoas vão querer se aproximar de você. Boa viagem e até a próxima.

Fotos: https://unsplash.com/