Sem categoria

Duas coisas que você precisa saber antes de visitar Paris pela primeira vez

“Sous le ciel de Paris s’envolve un chanson….

Você já até ouve a Piaf cantando no plano de fundo, né? Paris é irresistível e não tem como não amar esse lugar, mesmo que você ainda não tenha colocado seus pés por lá. Todo mundo reconhece Paris, é só pensar em Torre Eiffel, Champs Elysee, macarons.

Mas também existem coisas não menos óbvias que você precisa saber antes de visitar a Cidade da Luz. Preparem as baguetes, mon amour!

Parler français, s’il vous plait

via Babbel

Pode repetir? De repente essa primeira dica nem é tão óbvia, mas vale reforçar porque é mesmo importante. Você pode já ouvido falar que franceses não gostam de se comunicar em inglês, e há uma certa verdade nisso. Prepare-se para chegar na cidade sabendo o básico. “Ah, mas não tenho tempo pra fazer cursinho!” Tudo bem. Aprender francês ficou bem mais fácil com aplicativos como o Babbel que tem diálogos que você vai usar e uma equipe à sua disposição. Se não der tempo de pegar tudo o que você precisa antes da viagem, pelo menos aprenda o suficiente para começar uma conversa antes de tentar engatar o inglês, uma linguagem de sinais ou fazer mímica. Começar uma conversa dizendo “Bom dia, com licença” em francês ganha muitos pontos na boa vontade dos franceses!

Se mesmo com pouco tempo, dá pra aprender bastante se você quiser. Olha só:

Cadê o ticket?

Não esqueça de guardar o ticket!
(Foto Alexandra Lande via Shutterstock)

Como em várias capitais do mundo, o melhor jeito de circular por Paris é usando o Metrô. São muitas linhas conectando toda a cidade. Diferente do Brasil, onde a gente geralmente compra um bilhete que é engolido pela máquina, em Paris, ao passar o bilhete, a máquina vai devolvê-lo. O que você pensa nessas horas? Possivelmente em jogá-lo fora ou deixá-lo por lá. Não faça isso! Ao sair do Metrô (e às vezes dentro do vagão), pode haver um guarda próximo à catraca, e se ele te parar, pode perguntar pelo seu bilhete. Aí, amigo, se você não o tiver, lá se vai uma multa bem salgada, em torno de 40 euros). Portanto, guarde o blihete do metrô! Há quem diga que seria melhor ter uma placa em inglês, para avisar os turistas, mas não conte com isso. Eu avisei.

Extra: Saia do convencional

Além Louvre, parques, cafés e restaurantes, vale a pena verificar a programação atual do que acontece em torno da cidade.

Quem estiver visitando Paris entre 17 de Julho e 18 de agosto de 2019 pode aproveitar o Cinema ao Céu Aberto que acontece gratuitamente.