16 Instagrams paulistanos

Foto de São Paulo é sempre sucesso no Instagram. Confesso que às vezes até me controlo para não “instagramar” o Beco do Batman, aqui do lado de casa, que é o lugar mais “instagramado” da cidade. Sei disso porque sigo uma porção de @s relacionadas à cidade.
O Snapchat virou meu lugar extra-oficial pra acompanhar gente tomando café na padaria de sempre ou fotos lindas do bebê da amiga e o Instagram, que é menos ágil, não precisa concorrer com isso. Passei pensar mais no que seguir. E o resultado é que meu feed ficou menos histérico e mais legal. Daí a lista.
A lista inicial tinha mais de trinta IGs, e acabei tirando alguns como os ótimos RealCoolSampa e SampaGraffiti porque paulistano que se preza não chama a cidade de “Sampa”. Mentira, tirei esses e os também ótimos SP Lovers e o São Paulo Walk porque já são super conhecidos (inclusive: sigo) e eu queria dar espaço pra outros.
Abaixo tem dicas de arquitetura, história e programação cultural. Aproveita e me segue. Meu Instagram é culpado de pretensões artísticas, postagem do Snapchat, foto de gatos e muita foto de viagem.
Boteco do JB
O “foodie hunter thompson” do eterno Boteco do JB e atual edificiotristeza.com. Tem fotos de bebedeiras com amigos, mas não é por isso que você vai gostar de seguir: é um dos melhores canais pra ficar sabendo onde comer bem sem deixar a carteira em São Paulo.
Cesinha
César Ovale é fotografo profissional e no seu Instagram só entra foto feita com o celular. Não é só sobre São Paulo, mas a cidade é protagonista do feed. Conheça mais www.cesarovalle.com.br.
Chico Prestes Maia
Fotógrafo especializado em arquitetura, paisagens urbanas e cenas das ruas de São Paulo.
Depois das Seis
Polaróide de pôr-do-sol todo dia. Também dá pra ver em projetodepoisdasseis.com.
Eduardo Kobra
Você já viu os enormes e coloridos painéis do Kobra por aí. Mas não precisa gostar: é grafiteiro que desperta amores e ódios mesmo.
Prédios de São Paulo
Histórias de construções significativas da história arquitetônica da cidade, muitas delas esquecidas. Também em www.prediosdesaopaulo.com.br.
Revista São Paulo
O Instagram oficial da revista sãopaulo, aos domingos na Folha de S.Paulo, não é exatamente um guia cultural, mas tem dicas de coisas para fazer na cidade.
São Paulo Antiga
Histórias da cidade. Não só casas e prédios, mas também praças, carros e pequenos detalhes. Dá para participar usando#saopauloantiga. Também em www.saopauloantiga.com.br.
São Paulo in Foco
Arquivos da história da cidade. Também em www.spinfoco.com.br
SESC Pompéia
A programação de arte, cultura, esporte e lazer dos SESCs tem vários Instagram diferentes, como Belenzinho e Ipiranga O mais bonito e atualizado com mais frequência é o da unidade Pompéia.
SP24hrs
Da turma do blog ChickenOrPasta, tem foco em dicas de roteiro cultural e gastronomia da cidade.
SP Invisível
Moradores de rua, funcionários de bancas, o tio comendo pastel na feira. “A cidade que ninguém vê”.
Tá Escrito em Sampa
O que a cidade fala. Dá pra participar no taescritoemsampa@gmail.com.
Transporte Público
Cenas do transporte paulistano, com ocasionais participações gringas. Dá para participar com #TransportePublico e também tem Snapchat (transp.publico) e Tumblr transportepublico.tumblr.com.
Vai Lá SP
Viva Cultura SP
Posts sempre bem explicadinhos (como você pode ver abaixo, depois das capivaras) da programação cultural de São Paulo, principalmente opções gratuitas. Dá para participar pelo email vivacultura@dicaviva.com e facebook.com/dicaviva.vivacultura.