Foto, Índia, Viagem

Kerala backwaters: os remansos do sul da Índia

Kerala backwater

Backwater é o nome que se dá para uma rede de canais de água doce habitada por pássaros, lagostins e famílias de vida simples, margeada por coqueirais. Os backwaters, ou remansos, do Kerala são uma explosão de tons de verde, usada durante séculos (mesmo: pense que aqui existem portos por onde Marco Polo passou) como meio de transporte de mercadorias – arroz para os chineses, especiarias vindas das montanhas ao leste (os Western Ghats, que separam Kerala do estado vizinho, Tamil Nadu) para os egípcios, ‘blue mountain tea’ de Munnar para o Império Britânico. Quando esse rico comércio entrou em depressão por causa das ferrovias e rodovias, parte da população passou a viver em barcos, criando as boathouses. E desde o começo dos anos 1990, essas habitações simples ganharam tons confortáveis para receber turistas. Hoje, as boathouses são o maior negócio do Kerala, com mais de 1000 casas-barco levando visitantes nas águas tranquilas dos backwaters. O serviço varia de acordo com seu budget, pode ser simples e familiar, pode ser uma lua-de-mel de luxo. Mas três fatos são incontestáveis: a equipe do barco vai dormir na embarcação com você, o barco vai parar às seis da tarde para virar a noite ancorado e não, você não pode nadar.

Quem nos levou foi um grupo chamado Lakes & Lagoons – eles têm boathouses de dois, três e quatro quartos; a comida é caseira e muito gostosa. Mas a dica sensata é visitar as boathouses antes de fechar um pacote, já que o serviço e conforto oferecido varia muito. No site do KeralaTourism há uma lista.

* Estou no Kerala, sul da Índia, viajando com o #KeralaBlogExpress, para responder a pergunta “o que há para ver em Kerala”. Em abril voltamos com a programação normal. Enquanto isso, acompanhe pelo twitter/instagram/facebook