Brasil, Viagem

Cinco lugares para conhecer na Bahia (que não são Salvador ou Trancoso)

A Bahia não precisa de grandes apresentações. Todo mundo já ouviu falar ou viu, nem que seja na TV, filmes ou reportagens em revistas e sites de turismo. Mas existem alguns lugares menos conhecidos que. se você não for baiano ou viajar com um ao seu lado, dificilmente vai aproveitar ao máximo. Dá pra ir sozinho, com um amor, amigos ou até sozinho, o importante é querer sair do lugar comum e viver intensamente.

Boipeba

Essa pequena ilha próxima a Morro de São Paulo é um paraíso terrestre, com águas cristalinas e ainda intocadas pelo homem. Boa para mergulhar, nadar e andar de caiaque ou SUP. Foto zjtmath via Shutterstock.

Cachoeira

Cidade do Recôncavo Baiano pertinho de Salvador, foi a capital do estado durante a guerra de independência da Bahia. Não sabia? Pois teve guerra porque os portugueses não queriam aceitar a independência. Uma cidade cheia de história, com casas no estilo colonial, muita cultura e religião. Foto: <a href="https://www.shutterstock.com/image-photo/small-boat-on-river-cachoeira-bahia-178955543?src=jAzyiV4IEGQtcLG3GeXb2w-1-3">KamilloK via Shutterstock</a>.

Cidade do Recôncavo Baiano pertinho de Salvador, foi a capital do estado durante a guerra de independência da Bahia. Não sabia? Pois teve guerra porque os portugueses não queriam aceitar a independência. Uma cidade cheia de história, com casas no estilo colonial, muita cultura e religião. Foto: KamilloK via Shutterstock.

 

Corumbau

Uma mistura de praia com mangue, rio doce e recifes de corais quando a maré tá baixa. Tudo pertinho, para conhecer andando naquele visual de sonhos. Fica na ciadded e Prado, na Costa do Descobrimento, bem perto de Caraiva, outro pedaço do céu aqui na Terra. Foto: Cassiohabib via Shutterstock.

 

Mucugê

Uma cidade bem pequena na Chapada Diamantina, menos badalada e pertinho de Lençóis. A maior atração, além do clima de montanha, do casario colonial e do sossego, é um cemitério bizantino em que cada túmulo faz referência a diferentes templos católicos, semelhante a algumas cúpulas brancas do mar Egeu. Foto: Geraldo Ramos via Shutterstock.

Paulo Afonso

Muito pouco falada, essa cidade já foi descoberta por quem curte esportes radicais. A grande maravilha local é o rio São Francisco. Fundo e navegável, ele permite que o visitante viaje entre paredões de pedra de visual incrível. A cultura sertaneja local é outra atração, principalmente na culinária. Foto: lucaspborges01 via Shutterstock