São Paulo

32 locais marcantes de São Paulo numa cápsula do tempo

(via Flickr with Creative Commons Licence)

São Paulo, dizem, é uma cidade que não dá importância para a própria memória. A hoje megalópole cheia de superlativos começou como um vilarejo de jesuítas acima da Serra do Mar e pouco guarda de seu passado – nem mesmo o Páteo do Colégio é original (não sabia? leia aqui).

Talvez essa característica de passar por cima do que é velho ou substituir algo ter perdido lugar seja uma coisa de paulistano apressado, que percebe o tempo passar. Mas vale parar e fazer a pergunta: que lugares de São Paulo gostaríamos de salvar para ver no futuro?

(via Flickr with Creative Commons Licence)

(via Flickr with Creative Commons Licence)

É um pouco essa a ideia da ação social “Cápsula do Tempo – Encontro com 2050”. O projeto quer registrar momentos marcantes vividos pelas pessoas na cidade em uma caixa a ser reaberta em 2050. Para ajudar na inspiração, escolheu 32 lugares de São Paulo para as pessoas tentarem lembrar e registrar — ou visitarem se ainda não conhecem!

A caixa com as memórias será enterrada em setembro desse ano em um local pré-definido na Avenida Faria Lima, zona oeste da cidade. Ela só será reaberta em com o conteúdo histórico em janeiro de 2050. Saiba como participar em http://www.encontrocom2050.com.br/

A lista, que você vê completa abaixo, tem alguns pontos obrigatórios como o MASP e o Theatro Municipal, alguns menos óbvios como a Escadaria do Bixiga e o Espaço Cultural Catavento (antigo Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro) e outros próximos à capital como a Vila de Paranapiacaba, em Santo André, e o Templo Zu Lai, em Cotia.

Pra mim faltou o Centro Cultural Banco do Brasil (abaixo), o Edifício Martinelli, o Cine Belas Artes, o Parque da Luz. E para você?

Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Centro Cultural Banco do Brasil é um dos lugares que mantém o Centro vivo de noite e aos finais de semana. Foto: Alf Ribeiro via Shutterstock.com

É importante lembrar que essa lista é só uma sugestão baseada na data de hoje: o dia 9 de julho de 1932 é a data que marca o início do levante do estado de São Paulo contra o então governo de Getúlio Vargas. Essa reportagem da BBC Brasil conta detalhes históricos e mostra alguns lugares da cidade onde estão guardadas memórias do embate, que foi o maior conflito armado do Brasil no século XX.

Os 32 lugares marcantes de São Paulo segundo o Encontro Com 2050

Bairro da Liberdade
Farol Santander
Beco do Batman
Biblioteca Mario de Andrade
Casa das Caldeiras
Catavento Cultural
Catedral da Sé
Centro Cultural São Paulo
Escadaria do Bixiga
Instituto Tomie Ohtake
Jardim Botânico
MAM
MASP
Memorial da América Latina
Mercadão de São Paulo
Mirante 9 de Julho
MIS
Museu Afro
Museu da Casa Brasileira
Museu da Imigração
Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu)
Vila de Paranapiacaba (Santo André(
Parque da Água Branca
Parque do Ibirapuera
Parque Villa Lobos
Pateo do Collégio
Pico do Jaraguá
Pinacoteca do Estado
Planetário do Ibirapuera
Praça do Pôr do Sol
Templo Zu Lai (Cotia)
Theatro Municipal