3 Travel Bloggers, Comida, Espanha, Viagem

Na rota dos tapas em Madrid

Bocadillos de calamares con papas fritas. Foto: Plateresca via Shutterstock.

É um dos grandes clichês de viagem: tem que comer tapas em Madrid. E cabe na categoria clichê real, porque alguns sobrevivem a qualquer expectativa. São obrigatórios porque são bons mesmo. São os clichês inescapáveis.

Então uma vez em Madrid, mesmo que você não beba álcool, não coma carne, nem glúten nem frituras, em algum momento você vai pular de um bar a outro comendo, conversando e sendo feliz. Pessoalmente, posso imaginar poucas formas melhores de passar um dia, uma noite ou a vida.

E por mais que você se prepare com dicas e endereços, um roteiro de tapas em Madrid vai depender sempre do seu anfitrião. No meu caso, estava com Toya, espanhola de Murcia que vive na Colômbia (onde escreve o ótimo Colombia de Una) mas passou a juventude em Madrid, onde se formou em jornalismo. Como a cidade, Toya é uma mulher forte e solar e estava felicíssima de receber os colegas de 3 Travel Bloggers na cidade que que considera seu lar.

“Tapa” é um termo espanhol, mas virou sinônimo para pequenas porções de comida para repartir em mesa de bar mundo afora. Acontece em Veneza, onde os tradicionalíssimos cicchetti viram “tapas venezianos” ou em Portugal onde os petiscos são descritos como “tapas portugueses”. Imagino que qualquer cultura tem um nome para porções que são servidas para acompanhar bebida (alcoólicas ou não), mas tapas mesmo, só na Espanha.

A descrição mais certa de tapa é um aperitivo que se serve na maior parte dos bares e restaurantes para acompanhar bebida. Pode vir na mesa, mas é mais comum no balcão. Idealmente, o “tapeo”, nome para o ato de “tapear” deve ser feito com amigos e atravessar a noite, até porque as coisas começam e terminam tarde em Madrid. Também vale tapear sozinho, numa parada ao longo do dia.

3 Travel Bloggers tapeando em Madrid

Saímos para tapear numa tarde quente de agosto acompanhados da Arantxa, nossa guia madrileña, que nos levou para comer cogumelos recheados com linguiça, batatas com ovos mexidos e outras delícias. Fotos deliciosas abaixo.

 

Meus eleitos

Batatas fritas com ovos mexidos na Taberna Los Huevos de Lucio.

Batatas fritas com ovos mexidos na Taberna Los Huevos de Lucio. Sim, é ótimo. Só é difícil conseguir mesa.

Sanduíche de lulas empanadas no El Diamante.

Bocadillos de calamares (sanduíche de lulas empanadas) no El Diamante, lugar tradicionalérrimo na movimentada La Latina que também serve excelente papas bravas (batatas com molho apimentado e levemente agridoce) ou fartos churros com chocolate no café da manhã.

Pimentos padrón em Madrid por mipstudio via Shutterstock

Pimentos padrón: pimentas verdes salteados com azeite, sal e vinagre. Tem em qualquer balcão de bar. Foto: mipstudio

Cogumelos com azeite e pimenta no Meson del Champinon, centro de Madrid

Cogumelos recheados com chorizo no Meson del Champinon, centro de Madrid.

3 Travel Bloggers: episódio Madrid

E veja todos os vídeos do 3 Travel Bloggers no YouTube.

Importante: Estive em Madrid a convite da Avianca e da Wamos Circuitos como integrante do projeto 3 Travel Bloggers. Essa rápida passagem na cidade foi extensão de uma viagem mais longa a Portugal (que também vai virar vídeo em breve!)

Foto do destaque: Plateresca via Shutterstock.