Música, Portfólio

O primeiro DJ set da vida de Moroder, para MTV1

[original aqui]

O PRIMEIRO DJ SET DA VIDA DE GIORGIO MORODER

Postado Gaia Passarelli // Giorgio Moroderred bull music academy

“My name is Giovanni Giorgio. But everybody calls me Giorgio.”

Essa a frase está no meio da terceira faixa do Random Access Memories do Daft Punk e é mais ou menos verdade: o nome do italo-alemão é Hansjörg Moroder, mas todo o mundo o chama de Moroder.

A homenagem do Daft Punk ao produtor musical é merecida e é o grande momento de um álbum que tem, entre outros, Nile Rodgers e DJ Falcon. A abertura da faixa, que tem quase dez minutos de duração, traz o forte sotaque italiano (ele nasceu na Italia mas viveu e fez carreira na Alemanha e nos EUA) de Moroder narrando o começo de sua carreira.

Mas Moroder, ganhador de Oscars e compositor de hits longevos está mais em alta do que nunca e não é só por causa da dupla francesa. Lúcido e nitidamente animado, ele saiu da toca para falar durante quase duas horas na Red Bull Music Academy 2013, em Nova Iorque.

No papo, que foi apenas para alguns felizes convidados e estudantes da academia, Moroder fala sobre bigodes, disco music e a concorrência com outros produtores dos anos 1970.

Mas o auge desse discreto retorno do produtor está nesse DJ set, o primeiro que ele fez em seus 73 anos de vida. Tem uma faixa nova, quase um trance e, claro, um grande momento protagonizado pela voz da Donna Summer. O set rolou na semana passada no Liquid Room, também em Nova Iorque.