Mas Você Vai Sozinha?, Outras Viagens

Oficina de Criação de Histórias de Viagem: setembro

Oficina de Criação de Contos de Viagem com Gaía Passarelli

É verdade que todo mundo gosta de uma boa história de viagem. Também é verdade que nem todo mundo sabe por onde começar a contar, quanto mais registrar sua própria experiência.

A proposta da Oficina de Criação de Contos de Viagem, em sétima edição, é dar aos participantes e viajantes ferramentas para a construção de boas narrativas em cima de suas experiências pessoais, sejam elas de viagens à lugares distantes e exóticos ou em suas próprias cidades.

O curso é ministrado pela escritora Gaía Passarelli, que compartilha histórias de viagem em suas redes sociais, o que a levou à publicação de seu primeiro livro, “Mas Você Vai Sozinha?”, em que narra vivências pessoais como viajante solo.

A oficina é a pessoas que querem aprimorar seus registros de viagens, profissionais ou não. Já participaram escritores e escritoras em início de carreira, blogueiras e entusiastas da literatura de viagem.

A aula é dividida em três momentos: na primeira aula Gaía fala sobre o formato tradicional de conto, com leitura de trechos de histórias de viagem, para logo após propor uma série de exercícios para que os alunos sejam capazes de identificar seu assunto e o formato de sua história. A aula seguinte é dedicada à criação individual. A oficina encerra com a leitura e comentários do conto de cada um. Além da apostila com exemplos, Gaía também compartilha textos para serem lidos em casa e uma bibliografia de literatura relacionada.

 

Informações

Quando? Dias 18 e 25 de setembro e 02 de outubro de 2018 das 19h às 21h.

Onde? próximo a estação Trianon-MASP do Metrô, em São Paulo.

Quanto? R$300 por pessoa, inclui apostila e certificado. Pagamento por depósito bancário (peça os dados por email: gaia.passarelli@gmail.com)

Que mais? Máximo de dez alunos por turma. Alunos devem trazer caneta/caderno.

Quer ficar sabendo de próximas datas? Cadastre-se aqui: tinyletter.com/gaiapassarelli

 

Viajando sozinha na Patagônia

Na Baia Lapataia, dentro do Parque Nacional Tierra Del Fuego.

A facilitadora

Gaía Passarelli, 41, tem longa carreira no jornalismo cultural brasileiro, foi apresentadora de televisão e hoje escreve sobre viagens para publicações no Brasil e nos EUA. Na MTV Brasil apresentou o Goo, Extrato, MTV1 e outros programas entre 2010 e 2013. Também colaborou com alguns dos principais cadernos de cultura do Brasil, como Ilustrada, Rolling Stone, Noize Magazine e Bizz. Seu livro de crônicas de viagem “Mas Você Vai Sozinha?” foi lançado nacionalmente pela Globo Livros em 2016.
Mais sobre a Gaía aqui.

O livro “Mas você vai sozinha?”

Mulheres que viajam sozinhas com certeza já ouviram essa pergunta. Seja em outro continente ou na cidade vizinha, é sempre um ato de coragem decidir conhecer um lugar por conta própria. Neste livro, Gaía Passarelli fala com sinceridade e bom-humor sobre suas aventuras sozinha pelo mundo. Ela não vai te dizer pra largar tudo e sair por aí, nem te dar dicas de como ser cool em Nova York. Estas são histórias sobre ser consolada por um xamã andino, molhar os pés nas águas do mar do extremo sul da Índia e dormir debaixo de uma mesa de bar no Texas. É sobre viajar e voltar pra casa. Acima de tudo, este é um livro que fala sobre ser mulher e, ao mesmo tempo, ser livre pra viajar por aí sem companhia, sem medo e sem preconceito.
Mais sobre o livro aqui.