Prosa

Vida e trabalho: como ter uma carreira

Esse é um repost. O artigo original se chama “How to have a career” e é da escritora Sarah Manguso para o site WorkInProgress, em inglês. Traduzi (e cortei umas partes) porque penso sempre nesse texto, em especial o primeiro item.

Trabalho. Seja incansável. Em todo o mundo existem pessoas trabalhando mais duro que você. Não perca tempo com eventos, prefira situações em que é possível ter uma conversa de verdade.

Dinheiro. Aprenda a viver com pouco. Invista no melhor plano de saúde que puder. Se sua casa é barulhenta, trabalhe numa biblioteca. Corra e faça alongamentos ao invés de pagar uma academia. Invista em fones de ouvidos, um bom par de tênis e uma máquina de café. Aprenda a cozinhar refeições simples e saudáveis. Cafés são uma perda de tempo, calorias e dinheiro: deixe-os para os turistas. Compre livros usados e os revenda depois de ler. Gastar dinheiro com roupas é o hábito mais estúpido de todos.

Saúde. Se mantenha saudável: doenças são desperdício de tempo e dinheiro. Fumar e comer demais vão eventualmente te deixar doente. Bebida e drogas interferem em sua percepção, e você vai precisar de clareza de pensamento para realizar um bom trabalho. Pode ser bom pagar por sessões de terapia agora ao invés de tratamento clínico mais tarde, procure alguém da sua rede de contatos.

Amigos. Evite pessoas complicadas e carentes, incluindo familiares: são uma ameaça ao seu trabalho. Você pode acreditar que uma vida complicada seja material para boas histórias, mas na verdade são uma distração desnecessária e, até que você as compreenda, são inúteis. Não confunda gente folgada, encostos ou ídolos, com amigos. Se um antigo conhecido perguntar porque você não tem mais tempo para sair, diga que suas responsabilidades atuais tornaram impossível socializar como antes. Simplesmente cortar alguém sem explicações é um insulto.

Pedindo favores. Quando precisar de um favor, peça diretamente e de forma respeitosa. Não escreva o que parece uma carta longa e amigável, cheia de elogios, apenas para pedir ajuda no final, como se fosse uma coincidência. Esse comportamento sugere um pré-pagamento e é feio apontar o funcionamento do mercado de favores. Apenas os faça e peça, como no vácuo. Se um favor é dado imediatamente depois de um recebido, finja não notar a coincidência. Quando receber um favor, honre quem o ajudou. Seja gracioso e sincero e não agradeça em excesso.

Fazendo favores. Não faça favores para pessoas ou instituições que careçam de autoridade e presença. Publicar seu trabalho onde ninguém vai ver ou fazer uma leitura onde ninguém vai ouvir é um favor. Aprenda a declinar com graça. O mundo vai entender que você é um produto com valor.

Bondade. Nem preciso dizer que você deve ser gentil com todos que conhecer. As pessoas tem memória. Má conduta não será lembrada com boa vontade. Quando alguém esquecer as boas maneiras, veja como uma chance de praticar as suas.

Dignidade. Não responda a ataques pessoais, pessoalmente ou por escrito. Não responda a críticas fora da seção de cartas de uma revista que faça isso rotineiramente. Quando ouvir uma questão ignorante, trate como uma oportunidade de educar, esclarecendo o erro  de julgamento ou percepção.

Aliados. Reconheça quem ajuda você e faça-os saber quem são. Colecione influências positivas. Somente seu caráter e trabalho podem ganhar e manter aliados. Trabalhe bem, trate as pessoas com gentileza, e estranhos vão ajudá-lo quando precisar. Reconheça aqueles que nunca vão ajudá-lo e os ignore; indignação e rancor são gasto de energia.

Inimigos. Saiba quem são e os monitore. Aqueles que oferecem ou fazem favores podem ser inimigos disfarçados. Apontar inimigos publicamente fazem com que você pareça fraco. Aja como se ninguém pudesse atingi-lo. Não menospreze a influência de um inimigo, mas não se envolva demais. Você não está guardando segredos de estado e nenhuma vendetta é tão importante que justifique afastá-lo do trabalho.

Em frente. Uma vez que tenha começado, diminua o ritmo. A diferença entre publicar dois bons livros e quarenta livros medíocres é terrivelmente grande. Não desperdice energia. Aprenda com a vida. Faça compromissos por amor. Dê ao mundo algo bom. Essas experiências formam a mente adulta. Sem isso, tanto você quanto seu trabalho permanecerão juvenis.