Viagem

Pesquisando viagem no Pinterest

Trip Planning on Pinterest

Tá, quero começar dizendo que tenho os dois pés atrás com posts tipo “utilidade de redes sociais”. Fica parecendo que é desculpa pra te convencer a me seguir em outro lugar. Não é.

Não entro em competição de popularidade porque sempre perco, nem tenho números gordinhos no Pinterest ra justificar. Pinterest é só uma plataforma que uso pra tudo: maquiagem, receitas, referência pro corte de cabelo, minhas fotos preferidas de gatos pretos, quotes de escritores.

E encontro dicas e inspirações de viagem no Pinterest também.

Viagem no Pinterest

Pinterest?

Se você chegou na internet hoje, bom, o Pinterest é uma rede de compartilhamento de fotos (pins) organizado em painéis (boards). Simples assim, funciona como um mural de inspiração visual, como um sistema de bookmarks ou como o que você quiser. A mágica do Pinterest está em sua simplicidade e flexibilidade.

Quando você entra no Pinterest, a primeira coisa que vai ver é uma página com “pins” recentes de gente que você já segue ou sugestões de coisas populares, caso você não siga ninguém ainda. Viagem no Pinterest não é o assunto mais quente: é casamento, decoração, arts & crafts. Mas isso não faz a menor diferença, porque você não vai ser bombardeado com coisas que não te interessam. Basta fazer pesquisas (e quanto mais específico melhor: tente “comida em Bogotá”) e começar a salvar as imagens e/ou a seguir “pinadores” (você pode seguir uma pessoa ou apenas um painel) com seus interesses.

A home do Pinterest, que você pode acessar a qualquer momento clicando no P vermelho no canto da tela.

A home do Pinterest, que você pode acessar a qualquer momento clicando no P vermelho no canto da tela.

Buscou, salvou

A busca do Pinterest é excelente e organiza por relevância, considerando a adequação à sua procura e a quantidade de “loves” e “repins” recebidos. Ele não é novidadeiro, então não é uma questão de inserções mais recentes. O Pinterest é baseado em imagem, então o que você vai encontrar são fotos, claro. E sempre estarão relacionadas a um links. Se você quiser guarda-la, você “pina” pra dentro de um de seus boards, que você pode ir criando pelo caminho, e pode deixar privada ou pública e editar e trocar e apagar quando quiser.

Você pode usar para salvar seus achados também. O Pinterest tá cheio de conteúdo, e chega mais todos os dias, mas você também pode trazer. Eu uso muito dessa forma, guardando as coisas bacanas que encontro. O jeito mais simples de fazer isso é instalando o plugin no seu browser que vai te permitir “pinar” imagens que encontrar. Eu uso Chrome e esse aqui, mas tem para qualquer browser, claro.

Uma vez salvo, pronto, seu lance tá lá pra sempre, organizado dentro dos seus boards. Tipo:

 

Viagem no Pinterest

Daí que esse sistema simples e totalmente visual, baseado em aspirações e inspirações, cai como uma luva para quem vai pesquisar viagem. E não é só uma questão de estar procurando dicas específicas para uma viagem de verdade (apesar de ser ótimo pra isso também). Tenho painel só de posters de viagem antigos. Outro de lugares maravilhosos da América do Sul. Outro de São Paulo. E etc.

Andei pesquisando México, porque é onde estou agora. Poderia fazer painéis específicos “Comida na Cidade do México” ou “Coisas para fazer em Oaxaca” ou “Praias da Riviera Maia”, mas como minha viagem é meio aberta, acabei criando um painel genérico sobre México onde entra a estrada férrea El Chepe, em Chihuahua, as fotos de igrejas em San Miguel Allende e dicas de comida em DF. As coisas que acho no caminho (tipo esse vídeo) vou guardando nesse painel. E sigo usando, consultando on the go.

 

Uma última coisa pra dizer é que Pinterest é um dos apps mais mobile friendly que tem. Leve e prático, é companheirão em longos momentos de tédio. Me acha lá.

Foto do destaque: The Typical Female Magazine via StockSnap.Io