🇫🇷 Guia Paulicéia: 10 destaques do Ano Brasil-França em São Paulo
Ciclo de trocas culturais vai até dezembro e tem concertos, teatro e exposições como a de fotografias de Agnes Varda no IMS.
Oi,
Essa é mais uma edição do Guia Paulicéia, o compilado de coisas legais para ver/fazer em São Paulo enviado semanalmente para apoiadores da Tá Todo Mundo Tentando. Ainda que o chatgpt5 ajude com a revisão e formatação do texto final, toda a curadoria e pesquisa é minha mesmo. Não tem robô te indicando nada, então elogios ou xoxos podem vir pra mim mesma (para falar comigo é só responder esse email!)
A edição de hoje traz um assunto que eu estava enrolando para comentar: o Ano da França no Brasil, que marca os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países e reúne exposições, espetáculos, concertos, debates, festivais e encontros dedicados a temas como democracia, diversidade e clima, com mais de 300 atividades culturais, científicas e de diálogo em 15 cidades brasileiras até o final desse ano. Penso que é meio óbvio, mas é sempre bom confirmar: não existe nenhuma relação entre essa newsletter e órgãos oficiais de qualquer natureza, esse tema só está aqui porque sou uma infeliz colonizada fã da nouvelle vague e do AIR acho interessantes os laços culturais entre nações e julguei esse um bom tema para fazer uma edição diferente do Guia.
Ah, sim, todas as dicas são de São Paulo, capital.
A agenda completa do Ano incluiu colaborações com o Sesc São Paulo, o espetáculo “Les voyages” do Collectif Cie XY, o concerto Brasil–França no Sesc Pompeia, a exposição “O Poder de Minhas Mãos”, a participação na COP30 em Belém, além de iniciativas em Salvador, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza. Já a versão francesa da temporada aconteceu entre abril e setembro, com apresentações de artistas brasileiros, mostras de cinema, espetáculos de teatro e dança, exposições e eventos culturais como o Carnaval Tropical na Champs-Élysées.
Quer sugerir algo ou comentar a edição? É só responder este email ou deixar um comentário:
Agnès Varda fotógrafa, no IMS
A exposição abre em 29/11 e apresenta cerca de 200 imagens da obra fotográfica de Agnès Varda, reunindo registros feitos em diferentes países antes e durante sua trajetória no cinema. Com curadoria de João Fernandes e Rosalie Varda, a mostra destaca temas recorrentes no trabalho da artista, como cotidiano, transformações sociais e o retrato de mulheres em diferentes contextos, além de estabelecer relações entre suas fotografias e trechos de seus filmes.
📅 A partir de 29/11, no Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424 – Bela Vista). Ingressos e horários no site.
Dominique Gonzalez-Foerster: Meteorium, na Pina
A nova instalação imersiva da artista francesa foi criada especialmente para o Octógono e dialoga com cinema, música e artes visuais, explorando maneiras de reinventar os espaços que habitamos. A artista propõe um ambiente sensorial que se insere nos eixos relacionados a diversidade, ambiente e novas formas de criação digital.
📅 De 30/08/2025 a 01/02/2026, na Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, 2 – Luz). Ingressos e horários no site.
A terra, o fogo, a água e os ventos: Por um Museu da Errância, no Tomie Ohtake
A mostra exibe cerca de 40 obras da coleção pessoal de Édouard Glissant, preservada pelo Mémorial Acte, em Guadalupe, um conjunto que reúne artistas da América Latina, Caribe, Europa e Estados Unidos que viveram em Paris e tiveram afinidade com o Surrealismo, além de obras de 20 artistas contemporâneos que dialogam com a visão do escritor, poeta e filósofo. Os temas abordados, como paisagem, memória, território e língua, aproximam diferentes trajetórias artísticas a partir das ideias de Glissant sobre identidade e relações culturais.
📅 Até 25/01, no Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropé, 88 – Pinheiros). Ingressos e horários no site.
Sesc Jazz 2025: atrações da Temporada França–Brasil
O Sesc Jazz está reunindo artistas do Brasil e do mundo em sua sexta edição, com shows e atividades formativas voltados à improvisação, à experimentação e às múltiplas vertentes do jazz e da música instrumental.
A programação inclui três atrações que integram a Temporada França–Brasil: Sélène Saint-Aimé, Baaba Maal e o coletivo Diáspora Lyannaj, ampliando o foco do festival para diálogos afrodiaspóricos e referências do Sul Global.
📅 Programação das artistas convidadas:
• Sélène Saint-Aimé — 18/10, às 20h (Sesc Pompeia); 19/10, às 18h (Sesc São José dos Campos).
• Baaba Maal — 14 e 15/10, às 21h (Sesc Pompeia).
• Diáspora Lyannaj — 23/10, às 20h (Sesc Pompeia).
Ingressos antecipados nas unidades e no site do Sesc.
KALIGULA, no Oficina
O espetáculo abre em 26/11 e tem temporada curta, com ingressos vendidos antecipadamente. A montagem apresenta uma releitura contemporânea de “Calígula”, transpondo a peça de Albert Camus para um futuro distópico marcado por referências africanas e caribenhas. A história acompanha um jovem líder que, ao acessar um poder ilimitado, enfrenta as contradições de um mundo à beira do colapso, combinando passado e futuro para discutir racionalidade, autoritarismo e a dificuldade de imaginar novos horizontes.
📅 De 26 a 30/11, no Teatro Oficina (Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista). Ingressos antecipados e horários na Sympla.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Tá Todo Mundo Tentando para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.






