

Descubra mais de Tá Todo Mundo Tentando
🎸 Guia Paulicéia: Balaclava Fest 2023
Um quem-é-quem (e cupom de desconto!) da 13ª edição do festival, que acontece em 19/11. E três destaques da repescagem da Mostra Internacional de Cinema.
Oi,
Essa é uma edição especial do Guia Paulicéia, o compilado de dicas de coisas legais para ver/fazer em São Paulo enviado para apoiadores da Tá Todo Mundo Tentando às quintas-feiras. A edição de hoje, sem paywall, vem assinada pelos amigos do Balaclava Fest, que tem sua 13ª edição dia 19/11:
Como quase tudo que é bom, o Balaclava nasceu entre amigos com gostos em comum. "Em 2015, convidamos o Mac McCaughan (Superchunk) para o Brasil e surgiu a oportunidade de trazer também o The Shivas, de Portland," conta Fernando Dotta, sócio-fundador do selo Balaclava Records, que representa no Brasil vários dos nomes que acabam vindo para os palcos do evento. A ideia, continua, é “reunir públicos diferentes em contextos próximos e criar uma nova narrativa.” O Balaclava já botou na mesma noite Battles, Kelela e Elza Soares, por exemplo.
“Festivais são importantes para trazer nomes icônicos, mas principalmente para apresentar o novo e experimentar.” (Fernando Dotta - Balaclava fest)
Entre os momentos icônicos desses doze anos de festival, um dos inesquecíveis é o show do Slowdive em 2017, logo após o lançamento do ótimo álbum que marcou o retorno do banda, unindo na mesma platéia uma legião de fãs de showgaze 40+ e novos/jovens fãs. Para esse ano, a aposta de Dotta é a apresentação dos estadunideneses American Football: “é a primeira vez deles no país e tenho certeza que a banda se surpreenderá muito com a reação dos fãs. Está vindo gente de outros países, uma loucura, vai ser histórico.”
Abaixo tem uma playlist e a descrição de cada uma das oito bandas do lineup do 13º Balaclava Fest. E um cupom de desconto para ingresso: siga o link abaixo e garanta o seu 20% mais barato!








Unknown Mortal Orchestra
Origem: Nova Zelândia, mas cresceram em Portland nos EUA
Quem são: Uma das melhores bandas ao vivo da atualidade. Une rock psicodélico, soul, R&B de um jeito único de tocar guitarra e produzir lo-fi do fundador Ruban Nielson. Fã da Tropicália!
Para quem gosta de: Tame Impala, Os Mutantes, King Krule, Prince, Gal Costa, Toro y Moi
Ouça: "So Good At Being In Trouble", "Hunnybee" e "Weekend Run"
American Football
Origem: Chicago, EUA
Quem são: Principal banda de midwest emo, icônica e influência para inúmeras bandas da atualidade, responsáveis pelo revival do real emo.
Para quem gosta de: Death Cab For Cutie, Terno Rei, Phoebe Bridgers, Elliot Smith, Pedro The Lion, toe, Slowdive
Ouça: "Never Meant", "Honestly" e "Uncomfortably Numb"
Whitney
Origem: Chicago, EUA
Quem são: Favoritos de nomes como Elton John e Paul McCartney. Muitos instrumentistas incríveis no palco, reunidos para fazer uma música goodvibe e solar, com influência do folk e soul norte-americano com o dream pop dos anos 2010.
Para quem gosta de: Beach Boys, Black Pumas, Andy Shauf, Big Thief, Foxygen
Ouça: "No Woman", "Golden Days" e "Valleys (My Love)"
Hatchie
Origem: Brisbane, Austrália
Quem são: Projeto dream pop com influências shoegaze da compositora e guitarrista Harriette Pilbeam. As músicas trazem elementos eletrônicos e guitarras melódicas que se mixam numa música leve e dançante, feita para pistinhas indie.
Para quem gosta de: Cocteau Twins, Soccer Mommy, The Cranberries, Snail Mail
Ouça: "Sure", "This Enchanted" e "Obsessed"
Thus Love
Origem: Brattleboro, EUA
Quem são: Um trio trans que se autodenomina "queer punk". Pós punk oitentista contagiante e canções que soam como hits instantâneos, queridinhos da imprensa britânica tipo NME e BBC.
Para quem gosta de: Simple Minds, The Replacements, The Smiths, Dry Cleaning.
Ouça: "Repetitioner", "Put On Dog" e "Inamorato"
PVA
Origem: Londres, Inglaterra
Quem são: O grupo reúne gêneros como acid, disco e pós-punk, feito para as pistas de dança, em shows que são verdaderias raves indie.
Para quem gosta de: LCD Soundsystem, Working Men's Club, Late of The Pier
Ouça: "Hero Man", "Kim" e "Bad Dad"
terraplana + Shower Curtain
Origem: Curitiba
Quem são: Reunião do quarteto terraplana, que traz faixas de um dos melhores álbuns do ano "Olhar Pra Trás", junto com o projeto de Victoria Winter. Perfeito para quem gosta de shoegaze, dream pop, post rock e slowcore.
Para quem gosta de: Slowdive, DIIV, My Bloody Valentine, Narrow Head.
Ouça: "Conversas" e "Memórias" do terraplana, "Edgar" da Shower Curtain
👀 Veja também: repescagem da Mostra
Saiu a programação da repescagem da Mostra Internacional de cinema de São Paulo, com reexibição de 42 filmes. As sessões acontecem entre quinta-feira e domingo no Cinesesc e Cine Satyros Bijou. Dá pra ver a programação completa no Jornal da Mostra, mas deixo aqui três indicações:
Um Fim de Semana em Gaza, de Basil Khalil
sábado, 18h, no Cine Satyros Bijou
Fremont, de Babak Jalali
segunda, 14h, no Cine Sesc
Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges
segunda, 18h15, no Cine Sesc
🎸 Guia Paulicéia: Balaclava Fest 2023
que saudade da rua...