📚Guia Paulicéia: bibliotecas públicas
São Paulo tem mais de 100 bibliotecas públicas. Aqui estão algumas que revelam diferentes jeitos de viver a leitura na cidade.
Oi,
As mais de uma centena de bibliotecas públicas paulistanas provam que essa categoria de espaço vai muito além da oferta de livros: são lugares de encontros e debates, de silêncio e de festa.
Nessa edição especial, o Guia Pauliceia reúne bibliotecas da cidade que valem a visita, seja para folhear livros, assistir um sarau, jogar xadrez ou passear - muitas são belos exemplares do melhor que a arquitetura brasileira tem a oferecer.

Esse é o Guia Paulicéia é um projeto independente, que desde 2021 vem mapeando o que vale a pena ver e fazer em São Paulo. Se você gostar dessa edição, considere se tornar assinante para apoiar esse trabalho.
👉 Veja também:
Biblioteca Mário de Andrade
Um clássico da cidade, que completa 100 anos em 2025. Além do acervo monumental, o edifício art déco é um marco arquitetônico e cultural. A programação de eventos é intensa e tem rodas de conversa, grupos de leitura, atividades infantis, feiras e exibições de filmes, sempre divulgado no Instagram e no site oficial.
📍R. da Consolação, 94 - República | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps.
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Pequena e temática, com acervo dedicado à poesia e à memória do bairro de Pinheiros, tem pufes coloridos e belo projeto arquitetônico, com paredes de vidro e atmosfera aconchegante, perfeita para consultar livros - mas o barulho da avenida pode atrapalhar.
📍Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps e programação de eventos no site oficial.
Biblioteca de São Paulo (BSP)
Instalada no Parque da Juventude, no terreno que já foi ocupado pelo Presídio do Carandiru, ao lado da estação de metrô, a BSP é referência nacional no conceito de “biblioteca viva”, com um espaço acessível, moderno e com atividades para todos os públicos. Além dos livros impressos há audiolivros, obras em braile, DVDs, CDs, ludoteca, 90 computadores de uso gratuito, áreas para exibição de filmes, apresentações musicais, grupos de leitura e aulas de xadrez. As áreas de convivência espalhadas pela biblioteca permitem que cada visitante escolha seu próprio ritmo e uso o espaço como quiser, seja para estudar, socializar ou consultar livros. A programação está sempre atualizada no site oficial.
📍Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps.
Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo
Não bastasse ser um dos espaços mais bonitos da cidade, o CCSP também é um dos mais democráticos: tem um acervo vasto e plural que vai de artes plásticas a quadrinhos, além de abrigar a Biblioteca Louis Braille, com mais de cinco mil títulos, entre livros em braille e audiolivros, e computadores e scanners com programas específicos para a acessibilidade. Também funciona como ponto de encontro, com salas de leitura, mesas coletivas e tem uma extensa discoteca com coleção de vinis raros de música brasileira. A programação de eventos vai de shows a leituras, peças de teatro e dança, e está sempre atualizada no site.
📍Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Tá Todo Mundo Tentando para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.