⛰️ Guia Paulicéia especial: dicas para quem vai pra Flima
E para quem fica em São Paulo: Festival Poesia no Centro
Oi,
Essa é mais uma edição do Guia Paulicéia, o compilado de coisas legais para ver/fazer em São Paulo enviado semanalmente para apoiadores da Tá Todo Mundo Tentando.
Essa semana, subimos a Serra da Mantiqueira para a edição 2025 da FLIMA, a Festa Literária da Mantiqueira, que começa hoje (quinta) e vai até domingo na pequena Santo Antônio do Pinhal, celebrando o tema “Deslocamentos e Pertencimentos” e homenageando o escritor Milton Hatoum. A programação, que você pode ler no post da
abaixo, é gratuita, inclui mesas literárias, shows ao ar livre, feira de livros e oficinas para todas as idades.Para quem animar: veja a programação completa e todas as informações no site oficial flima.com.br e no Instagram.
Abaixo, seguem dicas para quem vai ao evento pela primeira vez. Eu tenho família que vive lá há vários anos e conheço um pouco, mas recebi a preciosa ajuda da Jane Ciam, publicitária, moradora de Santo Antônio e colaboradora da Flima.
Quer falar comigo, dar uma dica para próximas edições? É só responder esse email ou deixar um comentário:
🚂 Bolinho de bacalhau na antiga estação de trem
Na saída do viaduto que dá acesso à cidade, primeira parada: Estação Ferroviária Eugênio Lefèvre. Na plataforma de embarque dos anos 1940, experimente o ótimo bolinho de bacalhau. Ou vai de coxinha mesmo. Ambos nota acima de 9 na escala Richter do salgado de qualquer paulistano mal-acostumado. Também tem mirante com vista espetacular do Vale do Paraíba.
📚 Livros e bolo de pinhão
Uma das raras livrarias da serra, a Livraria Mantiqueira tem um deck gostoso para passar o tempo e comer um pedaço de bolo de pinhão, com chocolate quente e livros que você não esperava encontrar fora do circuíto lítero-hype de São Paulo.
Fica na Avenida Ministro Nelson Hungria, 302, Centro.
🍰 Pães e doces
Na Mantiqueira, o conceito de padaria artesanal que faz doces e tortas com produtos locais e sazonais encontra casa na Nova Palmier, mistura de padaria, café e restaurante com clima de Paris na serra. Os palmier e financier são especialmente recomendados, mas vale ir de croque monsieur se quiser um lanche mais substancial.
Fica na Rua Governador Carvalho Pinto, 676.
🍫 Chocolates
Esqueça a ideia de chocolates turísticos, comuns em Campos do Jordão. Na Doce Revolução eles são elaborados artesanalmente com cacau brasileiro certificado, torrado e moído por eles mesmos e combinados em receitas exclusivas com ingredientes locais em embalagens lindas. Tremendo presente pra trazer pra casa.
Fica na Rua Governador Carvalho Pinto, 294.
🍻 Cervejas e choripan
Churrasco, lanches de carne de porco, embutidos, um joelho de porco excelente. O cenário ajuda: o salão é aberto sob a sombra de araucárias. Para acompanhar, peça sem medo alguma das ótimas cervejas artesanais a Mantiqueira.
🌄 Vista das montanhas
É uma elevação rochosa com 1 634 metros de altitude que faz parte da cadeia de montanhas da serra da Mantiqueira paulista. O cume é local de prática de voo livre e é um rolê obrigatório e pode ficar meio cheio, especialmente no pôr do sol, mas vale a viagem (curta) de carro. Em dias claros dá pra avistar as sete cidades entre Aparecida do Norte e São José dos Campos. Descole um cachecol, uma companhia agradável e uma térmica com café e conhaque. Também vale para ver o sol nascer, saindo de madrugada.
🐟 Truta fresca
A truta é um clássico da Mantiqueira — peixe de água fria, corrente e limpa, criado nas montanhas e servido em dezenas de restaurantes da região. Qualquer pê-éfe no centro da cidade vai ter uma opção com truta, mas vale demais sair do circuito tradicional e pegar a estrada até o Sítio Matão. O lugar é simples, sem firulas, mas entrega o que promete: trutas fresquinhas da própria criação, em porções generosas, com cervejas locais, em deck agradável pra comer com calma. Dá pra pescar, se quiser, e o melhor: fazer uma trilha no meio da mata até cachoeiras praticamente dentro da própria propriedade.
Fica no final da Estrada do Barreirinho, número 12450.
🫒 Azeites premium
A Mantiqueira está se transformando na produtora dos melhores azeites do mundo. É isso aí: do mundo mesmo. Um dos azeites mais premiados internacionalmente é filho da terra. A Fazenda do Azeite Sabiá para uma aula/degustação e comece a sofrer por ter que encarar os de menor qualidade e cada dia mais caros do supermercado.
🛒 Um pouco de tudo (para levar para casa)
Andando pela cidade, é fácil se deparar com lojinhas e empórios vendendo doces, queijos e geleias — a oferta costuma ser parecida em quase todos os lugares. Uma boa pedida, no entanto, é o Santo Empório.
A curadoria de queijos e vinhos é bem feita, com destaque para os rótulos da região, que seguem um padrão de qualidade elevado (e preços que acompanham).
Fica na Avenida Ministro Nélson Hungria, 590, Centro
🍷 Vinhos premiados
A Serra da Mantiqueira tem se destacado como um polo de enoturismo no Brasil, e o Espaço Essenza, em Santo Antônio do Pinhal, é um exemplo notável dessa evolução. A vinícola boutique conquistou reconhecimento internacional ao acumular 30 prêmios em competições de prestígio, como o Decanter World Wine Awards, o International Wine Challenge e o Wines of Brazil Awards. O destaque vai para o Shiraz Rosé, que recebeu medalhas de prata e bronze em diferentes edições do Decanter, além de premiações no Wines of Brazil Awards e no International Wine Challenge .
Além dos vinhos, o Espaço Essenza também se destaca na produção de azeites. O azeite Mantikir Summit Premium foi eleito o melhor do mundo na categoria Produção Limitada pelo Guia Evooleum 2024, com 93 pontos em 100, alcançando o topo do ranking espanhol dos 100 melhores azeites.
A vinícola oferece visitas guiadas que incluem degustações harmonizadas de seus produtos, como vinhos, azeites e charcutaria, além de opções como cestas de piquenique para serem apreciadas à beira do lago.
🪵 Artistas da madeira
Três ateliês bem diferentes entre si fazem valer uma tarde para quem gosta de arte, design e madeira bem trabalhada. Morito Ebine, abaixo, trabalha com marcenaria japonesa — mesas, luminárias e poltronas feitas sem um único prego, tudo com precisão e calma. No ateliê de Eduardo Miguel, as peças têm uma pegada lúdica: pássaros, pipas, móveis e objetos que misturam funcionalidade e leveza. Já no ateliê Simoni Manarin, dois irmãos criam anéis, cadeiras, tábuas e luminárias com um olhar autoral, e os preços costumam ser mais acessíveis.
🍨 O melhor sorvete da sua vida
Vale a pena dirigir oito quilômetros por estradas vicinais pra chegar na Gelateria Eisland. Localizada na fazenda que produz leite de gado Jersey e o transforma em excelentes sorvetes artesanais. O de doce de leite é imperdível.
Fica na Estrada Municipal Pedro Joaquim Lopes, 2400, acesso pela Estrada do Lageado.
Para quem fica em SP: Poesia no Centro
De 16 a 18 de maio de 2025, o centro de São Paulo será tomado pela poesia com a primeira edição do Festival Poesia no Centro, uma iniciativa da Livraria Megafauna. O evento tem como sede principal o auditório do Cultura Artística, que recebe encontros com poetas, jornalistas e pesquisadores em uma programação que reúne nomes como Adelaide Ivánova, Ana Martins Marques, Carlito Azevedo, Angélica Freitas, Francisco Alvim e convidados internacionais como Tracy K. Smith (EUA), Patricia Lino (Portugal) e Roberta Iannamico (Argentina). Além do palco principal, o bar do Cultura Artística abriga o espaço Megafone, com curadoria de Bruna Beber e participação de autores selecionados por chamada aberta, em um clima mais informal e festivo.
Como aquecimento, o Circuito Poesia no Centro ocupa a cidade entre os dias 6 e 16 de maio, com oficinas e encontros em espaços como a Biblioteca Mário de Andrade, Sesc Consolação, Livraria Eiffel, Livraria Gráfica, Sentimento do Mundo, Lovely House e Livraria Simples. A proposta é valorizar organizações culturais do centro e incentivar a circulação literária pela região. A programação inclui oficinas de escrita e tradução, caminhadas poéticas, produção de zines e publicações coletivas. Realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Ambev, o festival é um convite a experimentar a poesia em suas muitas formas.
Para a programação completa e outras informações, procure o site oficial poesianocentro.com.br e o Instagram da Megafauna:
Duas dicas novas: o Riso, de massa e risotos, comandado por uma ex Maní, e o Di Vino, que tem sopa no pão - ambos na avenida principal.
Que tudo! Nos vemos na FLIMA