🔊 Guia Paulicéia: bares de audição em São Paulo
Som de alta qualidade, ótimos drinks e meia-luz: a nova cena de bares da cidade
Oi,
Essa edição do Guia Pauliceia está aberta para todos os leitores, então fique à vontade para ler e espalhar.
Para quem está chegando aqui agora, permita-me um disclaimer anúncio: o Guia Paulicéia é um projeto independente, que desde 2021 vem mapeando o que vale a pena ver e fazer em São Paulo. Se você gostar, considere se tornar assinante para apoiar esse trabalho, e aproveite para conhecer meu livro “Tá Todo Mundo Tentando: Histórias para ler na cidade”, lançado em 2024 pela Editora Nacional com as crônicas mais queridas dos primeiros três anos do projeto (e algumas ficções inéditas que você só enontra no livro mesmo).
👉 Veja também:
Que conversa é essa de “bar de audição”?
Pois é, eles foram chegando aos pouquinhos. Prova de que não é novidade é que a colega de newsletter
, sempre bem informada, já falou sobre o assunto em uma edição da sua Espiral lá em 2023. Acontece que, dois anos depois, temos mais bares, incluindo a novidade quente da temporada, a Formosa Hi-Fi, que chegou estrelada e jogou um belo holofote na ideia - leia na Vejinha.Focado em garantir experiência sonora memorável, um listening bar bar de audição, é um espaço onde a reprodução de vinis em equipamentos de alta qualidade está no centro da ideia. O conceito surgiu no Japão dos anos 1950, inspirado nos Jazz Kissaten, e chegou a somar mais de 250 casas só em Tóquio nos anos 1970.
Hoje, São Paulo já tem sua cena própria, com bares que unem curadoria musical criteriosa, DJs, boa comida e atmosfera intimista, sempre em um volume de som que convida à conversa.
Na lista abaixo, seleciono alguns que estão rolando na cidade hoje. Quer indicar outros? É só usando a caixa de comentários abaixo:
Formosa Hi-Fi
Espaço mais comentado da atual cena de bares de audição, a Formosa Hi-Fi investe em acústica precisa, arquitetura imponente e atmosfera acolhedora. O som vem de um sistema construído sob medida pela mesma equipe que, entre outras coisas, ajudou a pensar a Sala São Paulo, e destaca cada detalhe das gravações em vinil. O espaço é amplo, com sofás e um longo balcão serpenteante, e são servidos drinks autorais e comidas inspiradas na aventura modernista de Mario de Andrade - justo, afinal é nesse endereço que o primeiro secretário de cultura de São Paulo quis abrir um restaurante que prestasse homenagem às comidas paulistas. Quase cem anos depois: rolou.
📍 Endereço: embaixo do Viaduto do Chá, sem número, acesso na frente do Shopping Light. | Recomenda-se fazer reservas pelo site. Saiba mais no Instagram:
Sala Bar
Instaladona Fernão Dias, em Pinheiros, o Sala é um “boteco de discos” que valoriza a experiência da audição em coletivo sem perder o clima de conversa e encontro. A carta de coquetéis e um menu enxuto, com rotação de DJs, completam o espaço.
📍 Endereço: Rua Fernão Dias, 767, Pinheiros. | Saiba mais no Instagram:
Matiz
No alto de um prédio no centro de São Paulo, o Matiz se orgulha do sistema de som em estado de arte e tem um belíssimo terraço com vista para os prédios do centro. A sala de audição foi projetada com tratamento acústico especial e conta com uma área interna com poltronas e sofás. A programação é dançante e abrange vinis e outros formatos, sempre priorizando a excelência acústica.
📍 Rua Martins Fontes, 91 – Centro | Saiba mais no Instagram:
Elevado Conselheiro
Situado em uma casa histórica de 1904 na Bela Vista, o Elevado Conselheiro é irmão mais novo do Elevado da Rua Jesuíno Pascoal, na Santa Cecília, e combina gastronomia, seleção de vinhos e acústica de qualidade. O imóvel foi renovado para receber tanto apaixonados por música quanto quem busca boa mesa, com programação que valoriza ritmos diversos.
📍 Rua Conselheiro Ramalho, 800 – Bela Vista | Saiba mais no Instagram:
Domo
A casa que abriga o Domo Bar já foi uma sapataria, na Vila Buarque, e a arquitetura preserva o piso original em pastilha, junto com um belo balcão de madeira onde é possível sentar de frente para o preparo dos coquetéis - ou para a discotecagem. A coleção de discos de vinil, reparte as estantes com garrafas e caixas de som em nichos de madeira, sempre valorizando a acústica. A carta de drinks e o cardápio de petiscos e pratos têm inspiração oriental, inclusive com boa ofertaa de saquês.
📍 Rua Major Sertório, 452 – Vila Buarque | Saiba mais no Instagram:
Caracol
Inaugurado em 2018, o Caracol Bar é o pioneiro no conceito de bar de audição na cidade - mesmo que quase sempre vire pista! Com dois andares na Barra Funda, o espaço é referência quando se trata de reunir bons drinks, curadoria musical cuidadosa e ambiente bacana.
📍 Rua Boracéa, 160 – Barra Funda | Saiba mais no Instagram:
Lágrima Bar
No térreo do hypado Edifício Renata Sampaio, o Lágrima é um bar diminuto que justifica o uso do clichê “espaço intimista”, com pouca luz, ambiente confortável e drinks caprichados.
Rua Major Sertório, 95, República | Saiba mais no Instagram:
Leia também: a história da CInelância paulistana
Sharing is caring!
Gostou? Então me ajude a chegar em mais leitores, repartindo essa edição com quem também vai gostar dela:
Quero conhecer o Formosa Hi-Fi. E amei me ver aqui ♥️♥️♥️
Puxando a sardinha pra mim e meu amigo Ricardo em 2019 eu tava lá organizando festinhas de escutar disco na FIEL do largo da batata . Ótimos dates inclusive