🎸Guia Paulicéia: shows para ver em São Paulo em setembro
A Place to Bury Strangers, Mahmundi, Coala Festival e encontros alternativos, raros e intimistas.
Oi,
Esse é o Guia Paulicéia é um projeto independente, que desde 2021 vem mapeando o que vale a pena ver e fazer em São Paulo. Se você gostar dessa edição, considere se tornar assinante para apoiar esse trabalho.
A edição de hoje traz alguns destaques da agenda musical paulistana em setembro, em palcos que vão do Memorial da América Latina ao Bar Alto. Aproveita que tá sem paywall e manda para alguém que vai gostar também:
👉 Veja mais:
MassariFest 2025 no Fabrique Club
Idealizado pelo jornalista e escritor Fábio Massari, o festival celebra os 61 anos do “Reverendo” com uma noite de sons alternativos no Fabrique Club, na Barra Funda, com grande destaque para banda nova-iorquina A Place to Bury Strangers referência mundial no noise rock e shoegaze, que retorna ao Brasil em plena forma. A programação inclui Violeta de Outono, Bufo Borealis e um encontro inédito entre Retrato e Oruã. Além dos shows, o festival mantém sua tradição de unir música e cultura gráfica, com feira de editoras independentes, lançamentos literários e arte visual. Uma celebração afetiva e barulhenta, à altura da trajetória de Massari e de sua importância para a cena musical brasileira.
📍R. Barra Funda, 1071 - Barra Funda | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps | Ingressos no Fastix.
ionnalee no Cine Joia
A cantora sueca ionnalee retorna a São Paulo para celebrar os dez anos do álbum BLUE com o projeto iamamiwhoami. A turnê traz a apresentação do disco na íntegra, em um espetáculo audiovisual que une narrativa cinematográfica, cenografia imersiva e o mundo sonoro característico da artista., que transita pela fusão de arte e tecnologia. Uma noite de promessa sensorial e intimista.
📍Cine Joia: Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps | Ingressos no site.
Capslock ShowCrazy no Lote
Tá, isso não é um show. Mas vale: a Capslock é referência maior em matéria festas de música eletrônica underground em São Paulo, e ocupa o Lote SP para uma edição especial diurna, a partir das 15h, com Ella De Vuno, L_cio e Tessuto, mantendo o espírito livre e descompromissado que tornou o coletivo um dos mais influentes da cena.
📍Rua Padre João Gonçalves, 80 - Pinheiros | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps | Ingressos no Ingresse.
Chama Festival
Reunindo oito bandas que representam a nova safra da música brasileira independente, o festival idealizado por Arthur Amaral e Alexandre Matias, nasce com a proposta de fomentar encontros. No palco: Ottopapi, D’Artagnan Não Mora Mais Aqui, Gabiroto, Orfeu Menino, Monstro Bom, Tutu Naná e Applegate, cada uma trazendo convidados especiais para apresentações colaborativas.
📍R. Belmiro Braga, 119 - Pinheiros | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps | Ingressos no TrabalhoSujo.
Coala Festival 2025 no Memorial da América Latina
Estabelecido como um dos festivais mais importantes de país, o Coala chega à sua 11a edição nesse final de semana e reúne nomes históricos e novas vozes da música brasileira. Caetano Veloso, Liniker, Marina Sena, Nando Reis, Black Alien e BK dividem espaço com artistas como Arthur Verocai, Mateus Aleluia e Dora Morelenbaum. Com curadoria cuidadosa e atmosfera acolhedora, o Coala se consolidou como um espaço de celebração da diversidade da música nacional, reunindo gerações distintas em um mesmo palco e a edição promete ser histórica.
📍Memorial da América Latina: Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps | Ingressos no TotalAcesso.
Arto Lindsay na Bona
Figura central da new wave nova-iorquina nos anos 70, Arto Lindsay retorna a São Paulo para um show que combina sua guitarra ruidosa e inventiva com a suavidade da MPB. Autodidata, produtor, cantor e compositor, Lindsay construiu uma carreira marcada pelo trânsito entre a cena experimental e influências brasileiras e, no show atual, apresenta repertório que atravessa suas colaborações e fases solo, acompanhado por Antonio Loureiro. É uma rara oportunidade de ver de perto um artista cuja trajetória conecta o tropicalismo com Laurie Anderson, Caetano Veloso com Ryuichi Sakamoto, sempre com assinatura única.
📍R. Dr. Paulo Vieira, 101 - Sumaré | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps | Ingressos no Eventim.
Mahmundi na Casa1
Na sexta, dia 5, a cantora Mahmundi se apresenta gratuitamente na Casa 1 como parte da IV Semana da Visibilidade Lésbica. Cantora, compositora, produtora musical e instrumentista, Mahmundi vem construindo uma carreira singular na música brasileira contemporânea, indicada ao Grammy Latino e reconhecida por colaborações com artistas como Liniker e Linn da Quebrada. No show em formato pocket, acompanhado por DJ set de Beatriz Belo, o público poderá ver uma das vozes mais originais da cena atual, além de reforçar a importância da Casa 1 como espaço de cultura e diversidade em São Paulo.
📍Rua Adoniran Barbosa, 151- Bela Vista | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps | Ingressos gratuitos devem ser reservados com antecedência na Sympla.
Marrakesh no Bar Alto
Depois de quase uma década de estrada, a banda curitibana vive nova fase e traz a São Paulo o show de lançamento de seu terceiro álbum, lançado pela Balaclava Records, marcandoa transição para composições em português e com uma sonoridade mais madura e direta. No pequeno palco do Bar Alto, na Vila Madalena, o quarteto mostra a transformação artística, antecipada pela “Live Session Album Marrakesh (2025)” já disponível no YouTube.
📍R. Aspicuelta, 194 - Vila Madalena | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps | Ingressos no Ingresse.
Paira no Sesc Belenzinho
O duo novo EP com um show no belo auditório do Sesc Belenzinho, explorando uma formação inédita com bateria, guitarras adicionais e sintetizadores. A proposta é apresentar as novas faixas em arranjos expandidos, que ampliam a atmosfera etérea e melódica característica do projeto.
📍R. Padre Adelino, 1000 - Belenzinho | Horários de funcionamento e outras informações no Google Maps | Ingressos nas bilheterias dos Sescs, ou no site.
Vem aí: Sesc Jazz 2025
Entre 14/10 e 2/11, um dos festivais mais importantes do calendário paulistano anual voltou, com jazz em vertentes diversas, nas unidades Pompéia, 14 Bis, Guarulhos, Pinheiros, Vila Mariana e no interior do estado.
Programe-se:
Sharing is caring!
Gostou? Então ajude esse Guia a chegar em mais leitores, repartindo essa edição com quem também vai gostar dela: