Livros

A escrita de livros acompanha a trajetória de Gaía Passarelli como desdobramento natural do jornalismo cultural. São projetos que partem da experiência pessoal, e se constroem como leitura crítica do tempo, da cidade, das experiências digitais, da música, do cinema.

Alguns desses livros nasceram de textos publicados primeiro por email; outros nasceram em viagens. Em comum, todos partem da escrita como forma de organizar experiência e produzir textos pensados para durar mesmo quando surgem do calor do presente.

saiba mais

Deslumbre: Histórias de Obsessão Musical (Terreno Estranho, 2025)

Um livro sobre obsessão como força estruturante. A partir de memórias pessoais, episódios da cultura pop e investigação jornalística, Deslumbre acompanha a trajetória da autora da adolescência para a maturidade a partir de experiências em que a música organiza seu modo de estar no mundo. O livro cruza crítica musical, memória e narrativa autobiográfica sem hierarquizar alta e baixa cultura.

“Deslumbre fala sobre o maior poder da música, que é transformar não só a maneira como vemos o mundo, mas o jeito como escolhemos viver nele. É uma delícia acompanhar esses textos sobre como diferentes estilos, do rock gótico à eletrônica, moldaram períodos distintos da vida da autora. Isso sem contar as listas de álbuns e filmes que completam cada capítulo com indicações que vão muito além do óbvio.”

Guilherme Werneck, jornalista, autor da newsletter Ladrilho Hidráulico

compre no site da editora

Tá Todo Mundo Tentando: Histórias Para Ler na Cidade (Editora Nacional, 2024)

Versão editada e expandida da newsletter homônima, o livro reúne crônicas e ensaios curtos escritos ao longo de vários anos, tendo São Paulo como cenário recorrente. Os textos observam trabalho, ambição, fracasso, internet, envelhecimento e expectativas contemporâneas a partir de uma voz pessoal que se reconhece como parte do problema que descreve. Divido em três segmentos, com destaque para as narrativas de viagem, o livro tem ilustrações de El Cerdo e traz três contos inéditos, primeiras ficções publicadas da autora.

saiba mais

Um Homem Bom (MapaLab, 2024)

Ficção curta publicada como parte da temporada 2024 das plaquetes da livraria carioca Janela, em parceria com a editora MapaLab. O texto parte de um caso real ocorrido na zona leste de São Paulo para construir uma narrativa seca e contida sobre moralidade, violência e banalidade do mal, em projeto explicitamente ficcional.

“Gosto imensamente de como Gaía captura a vida urbana, seja nas crônicas, seja num conto como esse, em que seu olhar nos conduz por um julgamento enquanto afia o olhar para o que a cidade tem de mais importante: sua gente.”

Mateus Baldi, crítica literária, editora e autora da newsletter Terraleste.

compre no site da editora

Mas Você Vai Sozinha? Histórias de Uma Mulher Viajando o Mundo (Globo Livros, 2016)

Resultado de anos de trabalho como repórter de viagem, o livro parte da pergunta recorrente — “mas você vai sozinha?” — para refletir sobre autonomia, medo, gênero e deslocamento. Reúne relatos de viagens solo por Escócia, Colômbia, Índia, Estados Unidos e Portugal, combinando reportagem, memória pessoal e reflexão feminista sobre o ato de viajar. Atualmente fora de catálogo.