Tá Todo Mundo Tentando
Tá Todo Mundo Tentando
Tá todo mundo tentando: descansar
4
0:00
-4:32

Tá todo mundo tentando: descansar

Falta muito pro recesso?
4
Para ler ouvindo: "Through the Fires", da Angel Olsen, que tem um jeito de trilha sonora de filme do David Lynch e que o Tidal indicou como a música mais ouvida do meu ano. (Youtube/Tidal)

Obrigada por ler a Tá Todo Mundo Tentando! Envie a newsletter para alguém que também vai gostar:

Share

por Tiago Lacerda @elcerdo

Tá todo mundo tentando: descansar

Há um dia lindo lá fora. Mas não do jeito que você provavelmente pensa quando a gente fala ”dia lindo“. Há um dia de chuva forte, céu cinza, com o jeito que vai ficar assim pelas próximas muitas horas. Eu gosto de chuva quando tô em casa e quando não é chuva demais. Me dá uma sensação de céu limpo.

Em dias assim não sinto ansiedade de sair. Andei vendo mais gente do que o meu normal (normalmente introspectiva, normalmente caseira, normalmente tranquila). Aqui dentro tem laranja lima pra fazer suco, tem livro pra ler, tem coisa pra escrever, tem cama arrumada com lençóis frescos e a companhia dos meus gatos no sofá. Um dia qualquer, embalado por boas lembranças da última semana (flores! uma lhama! jantar! gols do Richarlisson!). Ideal para fazer vários nadas.

Todavia, ela: a ansiedade. Sim, sempre há muita coisa pra fazer. E quanto mais a lista cresce na minha cabeça (de coisas imediatas e necessárias tipo fazer mercado até coisas hipotéticas e trabalhosas como trocar o forro do sofá azul) menos me sinto capaz de realizar algo. Descansar, inclusive.

Todo mundo com quem falo está exausto de alguma coisa, normalmente de muitas coisas. Exaustos de 2012 pra cá, exaustos de noticiário surreal, exaustos de preço de comida e boleto de aluguel, exaustos de desesperança mesmo quando a esperança parece começar a dar as caras.

É que foi difícil mesmo. Nos últimos anos cada um se virou como conseguiu, muitos ficaram no caminho, muitos perderam muita coisa e de alguma forma, todo mundo lutou. Tudo urgente. Identificar e denunciar racismo e homofobia, combater a fome e o autoritarismo, não desistir da educação, não ceder à desinformação, não pirar.

E não pirar cansa.

Junte-se isso ao esforço diário e espanto que foi (é?) viver debaixo da ditadura do absurdo. Pelo menos quatro anos de uma montanha russa que só vai pra baixo, cada curva em velocidade cada vez maior, desligando nossa capacidade de espanto, de revolta e de ação — mas nem todos, nem tudo, nem sempre. Eu e você seguimos fazendo o que era possível fazer, às vezes nem isso, quase sempre muito longe do ideal. E agora: vai acabar?

Vontade de chorar de exaustão, disse uma amiga, ainda que tenhamos trabalho, teto, água limpa, uma privada que funciona. Ainda que tenhamos planos. Ainda que tenhamos o conforto do lar em um dia para descansar. Há que descansar antes de cumprir qualquer coisa, mesmo que sem fechar os olhos.

ouça a playlist da TTMT no Tidal


📚 Tênebra, Narrativas Brasileiras de Horror

São 27 contos de terror brasileiros escritos e publicados entre 1839 e 1899, para provar que a literatura de ficção no país durante o século 19 vai muito além do que aprendemos na escola. Há medalhões como Machado de Assis e Olavo Bilac e também autores pouco conhecidos. Os temas são diversos, de histórias de bruxaria e contos de fantasma a narrativas de vingança e traições — terrores bem terrenos. O crédito da pesquisa é de Júlio França e Oscar Nestarez e as ilustrações são de Eduardo Belga, que também assina o poster que vem de brinde na edição.  Saiu pela Fósforo.

Tem outras dicas de livros nesse post, enviado no começo da semana só para apoiadores:

Tá Todo Mundo Tentando
📚 🎞️ 🎙️ Ler, ver e ouvir: dicas de novembro
Para ler ouvindo: a playlist da Tá Todo Mundo Tentando no Tidal Bem, amigos! Essa edição é um pouco mais curta que a de outubro (vale a pergunta: alguém leu inteira?) e tem livro, filme, podcasts, news…
Read more

Se você quiser ler esse e outros posts especiais para apoiadores, como o guia de lugares para comer bem no Bom Retiro (que saiu ontem!) corre aqui que tem um free trial de duas semanas:

apoie a TTMT com 14 dias de graça


👗 Roupateca #parceria

Essa semana, sem tempo pra ir até a Roupateca (que fica em Pinheiros e é bem fácil de chegar de transporte público ou de carro) eu resolvi usar o sistema de entrega deles. É o mesmo acervo da loja, só que num site: você seleciona, a equipe confirma pra você no WhatsApp e um portador da Roupateca entrega uma caixinha com os looks e já retira as peças anteriores também!

Abaixo detalhes dos looks e da caixinha (a ideia é usar a mesma para receber e devolver quantas vezes precisar!)

A Roupateca é um acervo super bacana de compartilhamento de roupas. Para conhecer e experimentar, vai no site e usa o código GAIA15 para ter 15% de desconto no primeiro mês de assinatura de qualquer plano mensal!

Leave a comment

📚  Alguns links 

Se você estiver se sentindo cinéfila: saiu a lista da Sight & Sound de 100 melhores filmes de todos os tempos e o primeiro vai te deixar besta.

A Verge fez uma boa reportagem sobre a ascensão e a queda do BuzzFeed (gringo) e como as dificuldades do site tem tudo a ver com as mudanças nas redes sociais desse período.

O (excelente) Rest of the World fez um especial sobre como as redes sociais impactam o mercado de fast fashion na Ásia.

A semana passada aconteceu tem uns dois anos mas vale recuperar esse texto do Guardian sobre a partida Brasil e Sérvia, só para destacar que a crônica futebolística do site está 10/10. 

Você já se perguntou como as ilustrações da TTMT acontecem? Eu contei aqui:

Get 14 day free trial

💌 leia também

Tá Todo Mundo Tentando
🍲 Guia Paulicéia: 11 restaurantes no Bom Retiro
Esse é o Guia Paulicéia, um apanhado de coisas para ver ou experimentar em São Paulo, enviado todas as quintas-feiras para apoiadores da Tá Todo Mundo Tentando. A edição de hoje não tem paywall e tem…
Read more
Tá Todo Mundo Tentando
📚 🎞️ 🎙️ Ler, ver e ouvir: dicas de novembro
Para ler ouvindo: a playlist da Tá Todo Mundo Tentando no Tidal Bem, amigos! Essa edição é um pouco mais curta que a de outubro (vale a pergunta: alguém leu inteira?) e tem livro, filme, podcasts, news…
Read more
Tá Todo Mundo Tentando
💡 Guia Paulicéia: 11 livrarias de rua em São Paulo
Esse post é um retepeco. Pior: um repeteco duplo! Escrevi originalmente ano passado, para o Paulicéia. E atualizei há pouco para esse convite dos amigos do Summer Hunter (abaixo). Lá couberam oito li…
Read more

leia todas as edições da TTMT

4 Comentários
Tá Todo Mundo Tentando
Tá Todo Mundo Tentando
Uma newsletter sobre o mal-estar da vida na São Paulo dos anos 2020 | por Gaía Passarelli -> http://gaiapassarelli.substack.com
Ouça em
App Substack
RSS Feed
Link de configuração do e-mail no celular
Aparece no episódio
Gaía Passarelli