Tá Todo Mundo Tentando
Tá Todo Mundo Tentando
Tá todo mundo tentando: enfim
15
0:00
-4:00

Tá todo mundo tentando: enfim

Outro ano, mesma história
15
Para ouvir lendo: “Untogether”, cover do Belly na voz da Courtney Barnett com o Kurt Vile (Youtube/Tidal)
Aviso: esse texto é uma repescagem atualizada desse outro, enviado há um ano.

Enfim. Você também usa muito essa expressão, o “enfim”? Pode servir como começo ou final de pensamento e acho que denota cansaço e/ou conformismo, mas normalmente é só uma pausa. Como o “tipo” de uns anos atrás ou o “é sobre isso” circa 2019-20, mas numa vibe derrotada. O enfim estava acontecendo. Mas dessa vez, misericórdia, dessa vez parece que não acontece mais.

Enfim. Várias coisas passaram pela minha cabeça como tema para essa semana: uma crônica sobre o contrato social masculino de fazer o que quiser com mulheres, uma ficção sobre uma floresta tomando conta de um apartamento, um compilado de melhores momentos (parágrafos? comentários? frases?) desse um ano e meio de TTMT — pra primeira eu não tenho estômago, a segunda é muito boa mas requer tempo, a terceira é preguiçosa demais.

Enfim. Repeti. Há um ano escrevi sobre mentira enquanto ferramenta de poder e o tema continua válido, porque a mentira nunca vai embora de verdade. Lembrei que mentira pode ser até algo positivo, como quando você fala para uma criança comer espinafre. Pode ser inócua, uma sutil manutenção da verdade, como dizer já está saindo de casa quando na verdade está saindo do banho. Só algumas mentiras são cruéis, mas todas têm consequência, principalmente aquelas que parecem muito convincentes na cabeça de quem mente, mentiras contadas para poder comer sem engasgar, para conseguir dormir de noite, para ser capaz de acordar e se olhar no espelho de manhã e fazer tudo de novo.

Talvez esse seja o jeito mais manipulador e canalha de mentir: mentir apenas para poder continuar mentindo. Mas acaba. Enfim.

Tiago Lacerda @elcerdo

deixe um comentário

🏠 Pequeno Guia Notável Refúgios Urbanos Pinheiros

Esse post é um oferecimento da Refúgios Urbanos, uma imobiliária feito por (e para!) amantes da arquitetura #publi

Na próxima quarta-feira será lançado o "Pequeno Guia Notável Refúgios Urbanos Pinheiros", um retrato desse que é um dos mais antigos bairros de São Paulo, através de registros históricos. Com pesquisa histórica  feita pelo escritório de urbanismo Metrópole 1:1, em parceria com o time da Refúgios Urbanos, o guia traz também a visão de pesquisadores urbanos para tratar das transformações de Pinheiros.

O lançamento será na Galeria Idea!Zarvos, na Rua Sampaio Vidal, e terá bate-papo entre os idealizadores do guia e entrega de edições físicas do livro (limitadas a uma por  pessoa e distribuída por ordem de chegada). Uma versão digital e gratuita também será disponibilizada nas plataformas da Refúgios Urbanos

📚 estou lendo: cinco newsletters

A Boombop Indica, da Babee, é canal certo pra quem gosta de música fora do radar, esquisitices e aquilo que ainda vai ser legal daqui uns dois anos. Pra quem curtia o Goo é perfeito ;)

Boombop Indica
[Boombop Indica] É pra dançar dançando
"A dança é poderosa porque integra o intelecto, nosso aparato mental que se engaja principalmente com a razão e a cognição, e o afeto, que enfatiza o sentimento e a emoção. Exemplos de todo o mundo mostraram similaridades em como as pessoas descrevem o que podemos chamar de experiência estética compartilhada, levando a um estado elevado de consciência. …
Read more

A Colcha de Retalhos, da Priscila Mayer, é uma newsletter de teor confessional escrita direto do interior de Goiás.

A Só Por Hoje, da Lívia Piccolo, fala sobre o poder das anotações, além de trazer vários links e dicas de livros legais. Acabou de estrear.

A Pesquisa Talks, da Camila Camargo e Barbara Heckler, traz essa semana uma pensata sobre nossa louca dificuldade (e necessidade) de se concentrar.

Predileta da casa, essa semana a Vou Te Falar, da Carolina Ruhman Sandler, fala sobre a prática da escrita (tema que fala alto no meu cuore e também já abordei aqui).

Vou te falar
Vou te falar #54
Encontrei duas amigas no meio de uma praia praticamente vazia neste fim de semana. Estávamos de férias na Bahia e aproveitamos para conversar um pouco – céu azul, temperatura amena, nenhuma barraca à vista. Uma delas veio me contar que estava lendo esta newsletter e que lembrava constantemente de uma antiga coluna de Contardo Calligaris sobre a escrita …
Read more

💡  clube de leitura Escrevendo o Brasil

Na  próxima semana, o clube de leitura Escrevendo o Brasil, criado pelo escritor e crítico literário Mateus Baldi, do Resenha de Bolso, começa a nova programação semestral. É o primeiro de seis encontros, sempre no final do mês, para ler e debater com autores da literatura brasileira contemporânea. O próximo encontro é com Nara Vidal. Programação, preço e link de inscrição no post abaixo:

A post shared by mateus baldi. (@terraleste)

💌 leia também

Tá Todo Mundo Tentando
Tá todo mundo tentando: explodir
Listen now (10 min) | Para ouvir lendo: "Nothing to Find" do War on Drugs — que fim levou o War on Drugs? Saudades, War on Drugs! (Youtube/Tidal) Pelo menos tá fácil de limpar — rosnou pra si mesmo, deixando a água cair, t…
Read more
Tá Todo Mundo Tentando
ℹ️ Guia Paulicéia: 11 lugares para conhecer na Santa Cecília
Chegamos! Essa é a primeira edição do Guia Paulicéia dentro da Tá Todo Mundo Tentando. Se você já recebia o guia na minha outra newsletter, muito obrigada por migrar pra cá e continuar acompanhando, …
Read more
Tá Todo Mundo Tentando
Tá todo mundo tentando: sair pra comprar café
Para ouvir lendo: "As The World Falls Down", do Bowie (Youtube) Lara acordou e a primeira coisa que pensou foi em não esticar o braço na direção do celular ao lado da cama. Isso porque sabia que não i…
Read more

leia todas as edições da ttmt

15 Comentários
Tá Todo Mundo Tentando
Tá Todo Mundo Tentando
Uma newsletter sobre o mal-estar da vida na São Paulo dos anos 2020 | por Gaía Passarelli -> http://gaiapassarelli.substack.com
Ouça em
App Substack
RSS Feed
Link de configuração do e-mail no celular
Aparece no episódio
Gaía Passarelli